Parte prática do Curso NCAGS a bordo do NPa Gurupi
Em 22 de outubro, o Navio-Patrulha (NPa) Gurupi, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, apoiou as atividades extracurriculares do Curso “Naval Cooperation and Guidance for Shipping (NCAGS)” para Marinhas Amigas, ministrado pelo Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR).
O curso é norteado pela doutrina NCAGS, aplicada pelos países signatários da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e consiste na evolução da doutrina de Controle Naval do Tráfego Marítimo.
A comitiva foi composta por oficiais das Marinhas da Guatemala, México e Nigéria, que puderam conhecer as capacidades do navio para a realização de operações de busca e salvamento e patrulha naval. Os alunos também puderam observar como ocorre a interação e a troca de informações do navio com o CISMAR durante operações no mar.










