Volta às aulas!

image

“por trás da mão que pega o lápis,
dos olhos que olham,
dos ouvidos que escutam,
há uma criança que pensa"
(Emília Ferreiro)


Outro ano escolar se inicia. Obaaaa! Tempo de desbravar papelarias, organizar uniformes, encapar cadernos, estojos cheios de personagens infantis… ufaa!

Mas, e a garotada? Como voltar ao ritmo das atividades? Durante as férias teve muita brincadeira, podiam dormir mais tarde e não precisavam acordar cedinho.

Para que fique mais fácil a readaptação do corpo dos pequenos, é muito importante que seu emocional esteja interessado na vida escolar. A afetividade é componente importantíssimo na aprendizagem infantil. As crianças devem participar do processo de compras e escolhas do material, inclusive os menores, da organização, identificação... Isso mostra para elas como seus pais prezam por sua escolarização e o valor que aquela família dá para o ambiente escolar. Além disso, esta iniciativa as torna parte do processo, construindo nelas expectativas positivas.

Quando faltar uma semana, aproximadamente, para o início das aulas, comece a voltar com os horários habituais de dormir, acordar e das refeições, assim o organismo começará a se readaptar. Conversem sobre rever os amigos, o que vão contar uns aos outros e o que fizeram de divertido. Será que amigos novos entrarão na turma? E os professores? Serão os mesmos? Mudaram? Quais serão as atividades que prepararam? Desperte a curiosidade de voltar às aulas.

Na véspera do grande dia, demonstre felicidade e orgulho por seu filho, assim, apesar do soninho, eles se sentirão seguros. Boa aula!


Viviane Câmara
Capitão de Corveta (T)
Coordenadora Pedagógica da Creche O Marinheiro e Encarregada da Classe Hospitalar
Hospital Naval Marcílio Dias.







Para saber mais, leia:




Compartilhe