Você sabe o que é hemofilia?

A hemofilia é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência de fatores da coagulação. Existem dois tipos de hemofilia: hemofilia A, em que há deficiência do fator VIII da coagulação e a hemofilia B, em que existe deficiência do fator IX da coagulação.

Ambos os tipos acometem majoritariamente homens, sendo muito raro mulheres apresentarem a doença. 70% dos casos ocorrem em pessoas que já têm um histórico familiar. Em 30% dos casos, não há relato de hemofilia na família, surgindo em decorrência de uma nova mutação.

TIPOS - O quadro clínico é semelhante para hemofilia A e B, sendo caracterizada pela maior possibilidade de apresentar sangramentos. A hemofilia pode ser classificada como leve, moderada ou grave.

Nos casos leves e moderados, observa-se sangramento excessivo após traumas ou cirurgias. Nos casos graves, podem ocorrer sangramentos espontâneos, acometendo principalmente articulações e músculos.

A investigação dos pacientes com sangramento anormal deverá ser iniciada por um médico clínico geral ou pediatra, que solicitará exames de sangue e, se necessário, encaminhará ao médico especialista.

Marianne Borges Landau
Capitão de Fragata (Md)
Chefe da Clínica de Hematologia





Para saber mais, leia: