Você cuida da sua audição?

Enviado em: 09/10/2019

image

O Dia Mundial do Audiologista foi celebrado, pela primeira vez, em 10 de outubro de 2014. As atividades desses profissionais, que são executadas também em equipes multidisciplinares, dividem-se em quatro grandes áreas: prevenção, diagnóstico, habilitação/reabilitação e inserção social.

A audição é um sentido importantíssimo e devemos tomar alguns cuidados para mantê-la saudável. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% da população brasileira tem perda auditiva, que pode ser causada não somente pela exposição a doses altas de ruído no ambiente de trabalho, como também pelo alto volume de som de rádio e TV (dentro do carro e em casa), principalmente devido ao uso de fones de ouvidos. Evitar esses maus hábitos pode ser considerado o primeiro passo para evitar problemas.

Os protetores auditivos são grandes parceiros como forma de prevenção. Profissionais que trabalham em ambientes ruidosos devem fazer seu uso constante e realizar o exame audiológico periodicamente. Não deixe de fazer o controle auditivo por meio do histórico audiológico.


CARLA Regina CAMARINHA Silva
Primeiro-Tenente (RM2-S)
Centro de Pericias Médicas da Marinha



Saiba mais em: