Vacina também é coisa de adulto: saiba quais você precisa tomar

Enviado em: 16/10/2019

image

Vacina também é coisa de adulto. Qual foi a última vez que você conferiu a carteira de vacinação? O assunto é sério e precisa de atenção já que, além da vacina contra a gripe, os adultos podem precisar da imunização de seis delas para ficar em dia com a carteira.

Ficou surpreso? Então leia esse texto até o final para entender as formas de proteção para essa faixa de idade e, o mais importante, ir até um posto de saúde para tomar as vacinas adequadas.

Negligenciar a vacinação pode trazer sérios riscos à sua saúde, uma vez que as vacinas fortalecem o sistema imunológico, fazendo com que o nosso organismo tenha anticorpos para determinadas doenças. Por isso, estar com a carteira de vacinação em dia é uma obrigação para preservar a qualidade de vida e evitar doenças.

Além de proteger contra diversas enfermidades, a imunização evita a transmissão para pessoas que não podem ser vacinadas. Procure a sua carteira de vacinação, consulte o médico e vá até o posto de saúde mais próximo. Veja abaixo as vacinas indicadas para adultos:

  • Tríplice-viral: É a vacina que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Todos que nasceram depois de 1960 devem tomar.
  • Hepatite B: Os adultos precisam do reforço desta vacina, que tomamos quando criança.
  • Dupla adulto (tétano e difteria): É necessário tomar de 10 em 10 anos.
  • Gripe: A vacina é atualizada todos os anos.
  • Pneumo-13: Indicada para idosos, protege contra pneumonia.
  • Febre amarela: Indicada somente para regiões com surto da doença.

E nunca é demais lembrar: os movimentos antivacina são considerados prejudiciais pela Organização Mundial de Saúde, pois ameaçam reverter o progresso no combate a doenças como o sarampo.

Ficou em dúvida sobre quais vacinas você precisa tomar, busque mais informações e consulte o seu médico. Não negligencie a sua saúde e também não acredite em notícias falsas.

Fonte: Ministério da Saúde

Comitê de Comunicação do Saúde Naval



Saiba mais em: