Terapia Ocupacional e a Terceira Idade

O grande objetivo da Terapia Ocupacional na reabilitação da terceira idade é manter no idoso a vontade de viver e mostrar que o mundo para ele continua povoado de finalidades. Sentindo-se útil e ativo, ele escapa do tédio, da depressão, da passividade e do isolamento. O Terapeuta Ocupacional busca resgatar e estimular o idoso através de atividades cognitivas e da socialização.

O propósito da Oficina de Jogos, por exemplo, destinada aos usuários do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, é ajudar os idosos a continuar aprendendo e manter a função cerebral ativa

Manter a cabeça em ação é uma estratégia para evitar a perda da memória e minimizar ou adiar o aparecimento de demências. O cérebro é como um músculo e, como todos os músculos, ele atrofia sem exercício regular. Diversas pesquisas foram realizadas para comprovar os benefícios dos jogos. Na Oficina de Jogos temos como objetivo estimular o cérebro e se divertir ao mesmo tempo.

Logo, o propósito dessa oficina é ajudar os idosos a continuarem aprendendo e a manterem a função cerebral. Ela oferece momentos de diversão e interação, mas principalmente é um exercício de lógica e raciocínio. Jogos para idosos são eficazes na prevenção da perda de memória e na defasagem da capacidade de compreensão. Portanto, a relação de jogos que ultrapassam a barreira da idade pode ser fonte de diversão e aprendizagem para todos. Eles são úteis para compartilhar risadas, interação social e estimular e exercitar o cérebro.

Jogar e brincar, quando se é adulto, enquadram-se também naqueles mitos e estereótipos que dizem que “isso é coisa de criança”. Grande erro, pois o desejo de brincar acompanha-nos por toda a vida, mas os nossos diferentes papéis sociais assumidos nos fazem esquecer da prática regular de brincar, o que não elimina, no entanto, o nosso desejo de fazê-lo. O jogo, quer em crianças, em adultos ou em idosos, é das melhores formas de transmitirmos uma mensagem e de nos divertirmos.

Informe-se sobre as Oficinas do CATI na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória.


1T (RM2-S)Ellen Campos
Terapeuta Ocupacional
Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória