Sanatório Naval de Nova Friburgo promove Programa de Controle da Hipertensão Arterial

O Sanatório Naval de Nova Friburgo tem realizado, todas as terças e sextas-feiras, uma ação de combate à hipertensão arterial na tenda do Saúde Naval. No local, os usuários do Sistema de Saúde da Marinha podem aferir a pressão e receber orientações sobre prevenção e controle da doença. A iniciativa busca facilitar o diagnóstico precoce e evitar complicações advindas do não tratamento, garantindo mais qualidade de vida.

O que é a Hipertensão?
A Hipertensão Arterial Sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que 25% da população do nosso país tem a doença, sendo que, para pessoas com mais de 60 anos de idade, a estimativa sobe para mais de 50%. O aumento do número de casos está relacionado diretamente à obesidade, ao sedentarismo e ao aumento da expectativa de vida. Por isso, é importante manter uma dieta balanceada e praticar atividade física.

Sintomas
A Hipertensão Arterial não apresenta sintomas específicos e, na maioria das vezes, já se manifesta com complicações crônicas, como insuficiência cardíaca e renal, ou até mesmo complicações agudas, como Acidente Vascular Encefálico e Infarto Agudo do Miocárdio.

Confira os valores para se considerar uma pressão ideal ou alterada:
Pressão arterial ideal 120/80 mmHg
Hipertensão Arterial >140/90 mmHg em duas aferições em momentos diferentes.

Cuidados que você pode ter:

  • aferir a pressão regularmente no ambulatório ou em casa;
  • os pacientes que já são hipertensos devem aferir a pressão arterial com maior frequência, fazer o uso das medicações regularmente e realizar consultas médicas e exames periódicos.