Saiba mais sobre Dengue, Chikungunya e Zika

Aedes Aegypt

O mosquito Aedes aegypti transmite o vírus da dengue, chikungunya e zika. Os sintomas das doenças podem ser parecidos, mas é importante ficar atento aos sinais que o seu corpo apresenta para se tratar da forma adequada.

Dengue
O primeiro sintoma é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos. Causa desidratação grave, que ocorre sem que você perceba.

Chikungunya
Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias. A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo o retorno às suas atividades.

Zika
Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias. As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas.

Procure a Unidade de Saúde mais próxima se você apresentar algum dos sintomas. Nunca tome remédios sem consultar o médico antes e lembre-se: a melhor forma de prevenção é combater o mosquito. Faça a sua parte! Não deixe um mosquito derrubar você!

Fonte: http://www.saude.ba.gov.br/


Faça o download e imprima um checklist para ajudar a remover os focos do mosquito Aedes Aegypt