Rinite ou Sinusite

rinite-sinusite

Rinite é a inflamação das mucosas do nariz e provoca sintomas como coceira no nariz e nos olhos, coriza, obstrução nasal, espirros e dor de cabeça.Os tratamentos mais comuns são o uso de antialérgicos, descongestionantes nasais (para uso breve), corticóides, vacinas contra alergias e medicamentos de uso prolongado para prevenir processo alérgico.

Já a Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Ela pode ser aguda (sintomas por até 3 meses) ou crônica (sintomas mais leves por mais de 3 meses) causando dor na face, dor de cabeça, obstrução nasal, coriza, tosse e febre ocasional.Em geral, é tratada com antibióticos, corticóides, descongestionantes nasais e, em alguns casos, cirurgia.

Rinite e Sinusite podem ser alérgicas. Esse tipo de alergia é hereditária ou pode ser desenvolvida ao longo da vida. Ambas podem se manifestar sempre que a pessoa tiver contato com seus causadores (vírus, bactérias ou substâncias alergênicas) e são mais comuns no inverno e em períodos secos.

Entre as substâncias alergênicas podemos citar: poeira, pólen, pelos de animais, ácaros presentes em tapetes e acolchoados e alimentos contendo glúten, leite, ovos,amendoim, entre outros.

Rinite e Sinusite podem ocorrer juntas ou de forma isolada e, em muitos casos, a rinite provoca sinusite.

Para se prevenir é importante adotar alguns hábitos, como:

  • Manter a casa e o local de trabalho limpos
  • Evitar contato com mofo, poeira e cheiros fortes
  • Higienizar os animais de estimaçãocom pelo
  • Hidratar-se ao longo do dia
  • Fazer lavagem nasal, conforme recomendação médica
  • Não fumar
  • Praticar atividade física
Carlos Eduardo Costa Magalhães
Capitão de Corveta (Md)
Chefe da Clínica de Pneumologia
Hospital Naval Marcílio Dias


Samantha Eis Ferreira Apostolídes
Capitão de Corveta (Md)
Assistente da Clínica de Pneumologia
Hospital Naval Marcílio Dias