De outubro a dezembro de 2017, o Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), realizou um serviço pioneiro no Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT),localizado na Ilha da Trindade, que fica na costa do estado do Espírito Santo.
A Primeiro-Tenente (RM2-T) Lucélia Ambrózio, Assistente Social do SASM, ficou inserida nas atividades da ilha a fim de realizar um estudo sobre o dia a dia dos militares e os impactos sociais na vida daqueles que vão para o POIT. Segundo a Tenente, a experiência foi fundamental para obter subsídios para aprimorar o Programa de Atendimento Integrado em Missões Especiais. Além disso, a Oficial levantou dados sobre a possibilidade do destacamento de mulheres no POIT e a viabilidade de implementação do Projeto “SASM Itinerante”.
Com as avaliações feitas durante o estudo na ilha, foi possível observar que o Serviço Social abriu a possibilidade do atendimento “in loco”, por meio de mediação e orientação, favoreceu novas dinâmicas nas relações e no convívio com o grupo, propiciou a reflexão sobre as relações interpessoais e condições de trabalho em ambientes de isolamento, e, também, trouxe um novo olhar sobre as questões que permeiam essa condição de trabalho para além das missões especiais.
Para mais informações sobre o Programa de Atendimento Integrado em Missões Especiaise outros Programas da Diretoria de Assistência Social da Marinha, acesse www.dasm.mar.mil.br