Pular para o conteúdo principal

Marinha do Brasil implanta Novo Teste do Pezinho no Rio de Janeiro

A Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG), unidade de saúde subordinada ao Centro Médico Assistencial da Marinha (CMAM), iniciou com pioneirismo, contrato para realização do novo Teste do Pezinho – Triagem Neonatal, contemplando um maior número de doenças, conforme determina a Lei nº 14.154/2021. Essa conquista irá beneficiar a saúde dos recém-nascidos atendidos pelo Sistema de Saúde da Marinha (SSM).

A conclusão deste processo ocorreu no dia 06 de junho, data em que se celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Essa coincidência reforça o compromisso da Marinha com a saúde preventiva e marca um novo capítulo na atenção neonatal no âmbito da MB.

A nova legislação alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ampliou o escopo do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), passando a exigir a triagem de um número maior de doenças raras, metabólicas e genéticas. O exame, agora mais completo, representa um avanço significativo na detecção precoce de condições que podem comprometer gravemente a saúde das crianças se não diagnosticadas a tempo.

Com a implementação do novo protocolo, o Teste do Pezinho passa a contemplar mais de 50 doenças. Entre os novos grupos de doenças incluídos no Teste do Pezinho, se destaca a Atrofia Muscular Espinhal (AME). Isso representa um avanço notável, pois a detecção precoce por meio do teste permite a introdução imediata de terapia gênica para AME no Sistema Único de Saúde (SUS), o que pode melhorar significativamente o prognóstico da criança.

Essa grande conquista da PNNSG demonstra o empenho da Marinha com a promoção da saúde desde os primeiros dias de vida dos usuários do Sistema de Saúde da MB.

Compartilhe