Diabetes: prevenção e cuidados

A previsão de 440 milhões de pessoas com Diabetes para o ano de 2025 exige a necessidade urgente de melhorar a conscientização sobre o problema. Em alguns casos, o diagnóstico tardio, favorece o aparecimento de complicações.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.
Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto - conhecida como hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Pessoas com má alimentação, obesas, sedentárias, hipertensas e que possuem antecedentes familiares de diabetes têm fator de risco aumentado para a doença.

Estas devem realizar testes de glicemia, procurar seu médico para acompanhamento, praticar atividades físicas regulares e reduzir o peso. Atitudes como estas diminuem o risco de desenvolver Diabetes em até 40%.

Consulte também a Cartilha do Idoso