Uma maneira de agradecer, de forma especial, as personalidades civis, os militares de outras Forças, bem como as instituições que tenham se destacado no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, a defesa dos interesses da Marinha e a importância do mar. Esse é o objetivo da medalha “Amigo da Marinha”, concedida em 6 de novembro a diversas personalidades, entre elas três integrantes do Saúde Naval: Caio Vinicius de Macedo Goes, Mateus Queiroz Saraiva e Pamela Isis Oliveira de Miranda.
Para Mateus Saraiva, um dos homenageados, a Medalha Amigo da Marinha, apesar de um reconhecimento individual, premia um trabalho coletivo e integrado de parceria entre a Marinha do Brasil e a Universidade Federal Fluminense. “Esta homenagem é uma forma de apoiar e acreditar no papel transformador que a prevenção, e consequentemente o Saúde Naval, tem dentro da Marinha”, afirma.
A cerimônia, realizada pelo Comando do 1 º Distrito Naval com o apoio da Sociedade dos Amigos da Marinha, aconteceu na Fortaleza de São José, na Ilha das Cobras. O evento contou também com uma apresentação da Banda Marcial de Fuzileiros Navais e com o tradicional cerimonial à bandeira, fazendo com que os presentes compartilhassem as tradições da Marinha do Brasil.