Já lavou suas mãos hoje?

Enviado em: 04/05/2021

image

A higienização das mãos é a medida mais simples e barata que você pode manter para prevenir a propagação de diversas doenças. Ela é capaz de remover a sujeira, o suor, a oleosidade, os pelos e as células não mais usadas pela pele, interrompendo, assim, a transmissão de infecções pelo contato.

Um exemplo dessas infecções? A COVID-19. Na atual pandemia pelo novo coronavírus, uma das suas principais formas de transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas.

Estudos tomando como referência os órgãos de saúde pública nacional e internacional apontam que a educação sobre a lavagem das mãos é capaz de reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias na população em geral. E isso não é diferente com o coronavírus: a higienização das mãos é uma das maneiras mais eficazes para se proteger.

Ela deve acontecer com frequência, como rotina para você, mas, em alguns momentos, é crucial:

  • Após a permanência em local público, tendo tocado em um item ou superfície que possa ser frequentemente manipulado por outras pessoas, como maçanetas, mesas, carrinhos de compras ou telas eletrônicas;
  • Antes de tocar os olhos, nariz ou boca;
  • Antes, durante e depois de preparar a comida;
  • Antes de comer;
  • Antes e depois de cuidar de alguém com sintomas respiratórios;
  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
  • Após usar o banheiro.

Devemos ter em mente, no entanto, que essa prática simples não previne apenas a infecção causada pelo novo coronavírus, mas sim uma infinidade de outras doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Para higienizar as mãos de forma correta e se proteger, é necessário seguir os passos abaixo:

Info Gráfico

Se a água e o sabão não estiverem disponíveis, use outro produto higienizador para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool, mas certifique-se sobre a segurança do produto para este uso. Cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as durante cerca de 20 segundos, até senti-las secas.

Aproveite o Dia Mundial da Higiene das Mãos (05/05) e converse com seus amigos sobre a importância desse ato tão simples para a sua saúde. Previna uma quantidade enorme de doenças e tenha uma vida mais saudável.


1T (Md) Renata Vieira
Infectologista
Hospital Naval Marcílio Dias



Veja também: