Gravidez na Adolescência

Enviado em: 06/02/2019

A gravidez na adolescência é considerada um desafio de saúde pública no Brasil. Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, em seu relatório anual, que, no país, a cada mil adolescentes de 15 a 19 anos, existem 68 bebês nascidos, índice acima da média latino-americana (65,5 bebês) e da mundial (46 bebês).

Especialistas no assunto preocupam-se com os riscos que a gestação precoce pode trazer para as adolescentes. Segundo o portal de notícias G1, a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne, ressalta que a gravidez em adolescentes “não apenas cria obstáculos para o seu desenvolvimento psicossocial, como se associa a resultados deficientes na saúde e a um maior risco de morte materna”.

A desinformação favorece o crescimento do problema de saúde pública, já que faz com que essa faixa etária esteja cada vez mais distante do acesso aos métodos contraceptivos e não os utilize.Assim, é imprescindível que as escolas, os estabelecimentos de saúde e, principalmente, as famílias orientem abertamente os adolescentes de ambos os sexos sobre o assunto, abordando os riscos e formas de prevenção.

Entre as repercussões sociais, podemos apontar: o afastamento da adolescente da escola; problemas psicológicos tanto para a menina quanto para o seu parceiro, por se sentirem impotentes diante da situação;e o fato de os pais, muitas vezes, não terem idade suficiente para proverem o sustento de seu bebê.

Para que se possa prevenir a gravidez não planejada na fase da adolescência, o relatório da OMS destaca a importância dos países apoiarem programas dirigidos às mulheres mais vulneráveis à gestação precoce, recomenda a expansão do acesso aos métodos contraceptivos e o início de programas de educação sexual.

A você, adolescente que leu esse texto e agora está informado sobre os riscos e as dificuldades, previna-se! Procure um estabelecimento de saúde para lhe orientar.

Sarah Dias Silva
Primeiro-Tenente (RM2-S)
Conselho Editorial do Saúde Naval





Veja Mais: