Para muitos, o Carnaval é a época mais aguardada do ano. Tempo de festa, alegria e confraternização, o feriado prolongado, em geral, deixa boas lembranças. Porém, nunca é demais lembrar que grandes aglomerações e excessos facilitam acidentes.
O Saúde Naval fez um apanhado de notícias publicadas na mídia com situações ocorridas durante o período das festas de carnaval. O objetivo é alertar para fatos que podem acontecer com os foliões.
Mantenha a responsabilidade por baixo da fantasia e divirta-se!
-
Atenção aos postes e cabos de energia!
Folião é eletrocutado em poste com câmera de empresa do Carnaval -
Planeje bem os seus horários e deslocamento de um lugar para o outro!
Linha 4 do metrô de SP fica superlotada e tem tumulto com foliões -
Evite situações que possam gerar briga!
Discussão em posto de gasolina termina com duas mortes -
Objetos “inocentes” merecem atenção!
Comuns no carnaval, latas de espuma e serpentina perto do fogo geram acidentes -
O álcool em excesso acaba com a festa e com a saúde!
Em Salvador, mulheres são maioria em atendimento por embriaguez -
Álcool e direção não combinam!
42 perderam a carteira de motorista logo no primeiro dia de carnaval -
Proteja-se das infecções sexualmente transmissíveis!
“Fui irresponsável no carnaval e transei sem camisinha com meu amigo”, conta ouvinte -
O mar sempre requer atenção!
Salvamar registra aumento de 17% em afogamentos durante o Carnaval na Bahia
Vale também relembrar algumas dicas que ajudam na prevenção de outros problemas:
- VACINAÇÃO EM DIA – fique atento a sua carteira de vacinação. Confira se ela está em dia, para que nenhuma doença atrapalhe a folia. Vale ressaltar a importância das vacinas contra Febre Amarela e Antitetânica, por exemplo.
- HIDRATE-SE - no Carnaval, sobretudo no Rio de Janeiro, as temperaturas ficam bem altas, por isso hidratar-se é fundamental. O corpo requer muita água, principalmente para aqueles que consomem bebidas alcoólicas. A dica é abusar dos sucos naturais e da água de coco para manter a hidratação.
- SE BEBER, NÃO DIRIJA – a dupla bebida e direção não é nada bem-vinda, nem nos dias de folia e nem na rotina do dia a dia. Esse é um grande risco que pode ser evitado facilmente. Adote o “motorista da rodada” em sua turma ou volte para casa de táxi, preservando a sua segurança.
- ALIMENTAÇÃO – a agitação do carnaval não pode afetar sua alimentação. Lembre-se de que, nesse período, seu corpo está cansado e precisa repor os nutrientes. Faça o possível para se alimentar em horários regulares e dê preferência a alimentos leves e ricos em vitaminas.
- SEXO SEGURO – ao pular o carnaval, não se esqueça do uso de preservativo. Ele é essencial para evitar muitas infecções sexualmente transmissíveis, dentre elas a AIDS.