Na sociedade, ser velho significa, na maioria das vezes, estar excluído: de círculos sociais, lugares, tecnologia e até mesmo da família. Até 2025, possivelmente o Brasil ocupará o sexto lugar da população de idosos do planeta. Porém, o País está longe de atingir o envelhecimento “bem-sucedido”, situação em que a maioria dos idosos tem autonomia.
Foi pensando na qualidade de vida dos idosos da Família Naval que o Projeto Envelhecer foi criado. Ao completar um mês, os participantes do Projeto visitaram a Casa Emilien Lacay, que há 26 anos desenvolve um trabalho por meio de atividades socioculturais e recreativas, compartilhadas entre crianças e idosos.
O dia foi repleto de interações entre os participantes, com atividades como musicoterapia e brincadeiras de perguntas e respostas e adivinhações. Após o almoço oferecido pelos anfitriões, todos participaram de um tour pelo centro de convivência, que culminou com um belo corredor, formado por idosos da Casa, que cantaram em homenagem aos integrantes do Envelhecer.
A senhora Maria José Ferreira da Silva, 74 anos, enalteceu a troca de experiências. “O Envelhecer está indo de vento em popa! Fico ansiosa para chegar o dia para ir ao Projeto. A visita de hoje foi maravilhosa!”, declarou.
A coordenadora da Casa Emilien Lacay, Márcia Bogea, ficou emocionada com a troca de experiências e energias entre os participantes. “A nossa proposta é que o idoso envelheça com qualidade de vida, então é esse o nosso trabalho. O que a Marinha e o Abrigo do Marinheiro fazem é essencial porque espaços como esses, em que os idosos interagem, brincam e socializam, são ótimos”, declarou a coordenadora.

Kátia Cilene, Gerente de Projetos Sociais do Departamento Regional do Abrigodo Marinheiro, no Rio de Janeiro e em São Gonçalo, ressaltou: “A visita superou nossa expectativa. Observamos como é o atendimento para o grupo da terceira idade. Além disso, a visita nos proporcionou a oportunidade de um vínculo, e a partir desse evento teremos outros momentos, outras integrações e até outros Projetos”.