Dia Nacional do Idoso

idoso

Responsável por cuidar integralmente da saúde de quem tem 60 anos ou mais e necessita de cuidados específicos, o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa da Marinha (Naim) oferece diversas oficinas e grupos terapêuticos, que estão agrupados de acordo com as áreas a serem estimuladas. Já são três mil usuários inscritos. Confira a entrevista com o CMG (Md) Negrão, encarregado do Centro de Coordenação do Atendimento ao Idoso na Marinha.

Quantos anos têm o Núcleo de Atendimento ao Idoso na Marinha e como surgiu a ideia de começar o que hoje é o NAIM ?

Os primeiros três núcleos foram inaugurados em outubro de 2019, simultaneamente, na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Policlínica Naval de Niterói e no Ambulatório Naval da Penha. Em 2020, foi inaugurado o Naim do Hospital Naval de Natal e, no ano seguinte, entraram em operação os núcleos dos Hospitais Navais de Brasília, Belém e Recife. A inauguração mais recente ocorreu em 2023, no Hospital Naval de Salvador. O Naim foi pensado e concebido como uma estratégia de intervenção terapêutica para os usuários acima de 60 anos do Sistema de Saúde da Marinha, que se encontram em estado de fragilidade ou risco de fragilização. Tais pacientes possuem a saúde mais vulnerável, por estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças e outros efeitos adversos. Esses dois fatores resultam em uma maior dependência, aumento do risco de acidentes, como uma queda ao solo, uma recuperação mais arrastada das doenças e agravamento das previamente existentes, um aumento na probabilidade de internação hospitalar, risco de morte e perda de qualidade de vida.

Quem pode participar das atividades do Naim e o que é oferecido à Família Naval?

Podem participar do Naim os usuários do Sistema de Saúde da Marinha que possuam 60 anos ou mais e que apresentem fragilidade em seu estado de saúde. Quando um idoso comparece para uma consulta no Serviço de Medicina Integral (SMI), ele é avaliado quanto à possibildade de se encontrar em um estado de fragilização. Se essa fragilidade for detectada, ele é encaminhado ao Naim. Aos membros da Família Naval que possuem 60 anos ou mais e que estejam com a saúde frágil, é oferecida uma intervenção terapêutica através de oficinas que objetivam melhorar sua mobilidade, abordar questões cognitivas como a memória e problemas como a depressão, além de fornecer informações de interesse sanitário e bem-estar geral.

Em que locais o Naim está presente e como ser atendido?

Existem núcleos na Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória, na Policlínica Naval de Niterói, no Ambulatório Naval da Penha, no Hospital Naval de Natal, no Hospital Naval de Brasília, no Hospital Naval de Belém, no Hospital Naval de Recife e no Hospital Naval de Salvador. Para ser atendido no Naim, o primeiro passo é comparecer ao SMI, onde um profissional médico avaliará se o paciente acima de 60 anos está com a saúde fragilizada. Se isso for reconhecido, o encaminhamento ao Naim é imediato.

O Naim hoje está comemorando o atendimento a 3 mil usuários. Qual é o significado disso para a equipe do Naim e para o Sistema de Saúde da Marinha como um todo ?

Tanto para as equipes dos Naim, quanto para o Sistema de Saúde da Marinha, a marca é importante porque significa a expansão da oferta de um tratamento e cuidado voltados para uma parcela da população que não para de crescer e que sofre grandes ameaças à sua saúde e qualidade de vida.

Hoje se fala muito em longevidade aliada à qualidade de vida. Qual é o papel do Naim nesse cenário de envelhecimento ativo?

É sempre importante deixar claro que o envelhecimento não é uma doença porque se trata de um processo biológico universal, ou seja, todas as pessoas estão sujeitas a ele. Longevidade é algo desejado e buscado, mas os profissionais de saúde voltados para o atendimento aos idosos seguem a diretriz mais importante: mais do que acrescentar anos à vida é necessário acrescentar vida aos anos. Ou seja, o esforço do Naim estará sempre voltado para uma boa qualidade de vida da pessoa, não importa em que fase do envelhecimento ela se encontre. Se alguma coisa interfere na qualidade de vida dos usuários idosos, ao ponto de deixá-los frágeis, as equipes doNaim irão intervir para tentar reverter o cenário.

Compartilhe