Entendendo a Osteoporose

  1. O que é a Osteoporose?
  2. É uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebrarem aos mínimos esforços.



    Osso normal e osso com osteoporose


  3. Quem pode ter a predisposição para a Osteoporose?
  4. Pessoas com mais de 60 anos, homens e mulheres, principalmente estas após a menopausa com antecedentes familiares, dieta pobre em cálcio, fumantes, consumidores de álcool, pessoas sedentárias e pacientes em tratamento prolongado com corticóides.

  5. Quais são os sintomas da Osteoporose?
  6. A Osteoporose nem sempre apresenta sintomas. A dor pode acontecer em consequência de fratura, que ocorre espontaneamente, principalmente na coluna, no quadril e no punho. O osso fica tão fraco que pode haver achatamento da vértebra, ocasionando encurvamento da coluna (“corcunda”) e diminuição da altura.

  7. Como é feito o diagnóstico da Osteoporose?
  8. O exame mais adequado para o diagnóstico é a densitometria óssea, que permite avaliar o estágio da doença e serve como método de acompanhamento do tratamento. É um exame indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur.

  9. Como posso prevenir a Osteoporose?

    A prevenção abrange uma série de medidas: exercícios suaves, nutrição adequada, evitar quedas, parar de fumar, evitar o excesso de álcool, café e sal.

  10. Qual especialista posso procurar para prevenir ou tratar a Osteoporose?

    Várias especialidades podem acompanhar os pacientes para a prevenção e o tratamento, dentre elas podemos citar: endocrinologia, geriatria, ginecologia, ortopedia e reumatologia. O médico pode contar também com profissionais de outras áreas, tais como o fisioterapeuta, o nutricionista e o profissional de educação física.

  11. Como é feito o tratamento para Osteoporose?

    O tratamento se apoia em medicamentos, que devem ser prescritos pelo médico, medidas dietéticas e físicas. Os medicamentos podem ser repositores de cálcio, vitamina D e drogas que atuam no metabolismo ósseo e hormonal

Referência: OSTEOPOROSE: Cartilha para Pacientes. Comissão de Doenças Osteometabólicas e Osteoporose. Sociedade Brasileira de Reumatologia, 2011.

João Francese Neto
Capitão de Fragata(Md)
Ortopedista
Centro de Medicina Operativa da Marinha