Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

Enviado em: 26/09/2019

image

O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos é celebrado em 27 de setembro e busca conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos. Cada doador tem o potencial de salvar até oito pessoas que lutam por uma oportunidade de continuar suas vidas. Mais do que uma demonstração de empatia e generosidade, a doação de órgãos pode ser a única esperança de vida ou oportunidade de recomeço para pacientes à espera de um transplante.

No Brasil, para se tornar um doador, o primeiro passo é comunicar a intenção à família, uma vez que a concessão de órgãos só é feita mediante autorização familiar. Os órgãos doados seguem para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

O Hospital Naval Marcílio Dias dispõe da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), destinada ao estabelecimento de normas e procedimentos para transplantes, dando suporte aos profissionais e orientando a família do paciente durante este ato sublime de amor: a doação.

Seja um doador de órgãos!


Luiz Fernando Costa Carvalho
Capitão de Fragata (Md)
Hospital Naval Marcílio Dias



Saiba mais em: