Viva a longevidade! 1º de outubro: Dia Internacional dos Idosos

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas estabeleceu a data de 1º de outubro como o “Dia Internacional dos Idosos”. O evento foi comemorado mundialmente pela primeira vez em 1991.

O envelhecimento da população é a meta de qualquer sociedade e uma grande conquista. Mas tal desejo, por si só, não é o bastante. É importante alcançar também, qualidade de vida e bem-estar para aqueles que chegaram a esta faixa etária. Isto implica, necessariamente, na tentativa de manter a autonomia e a independência dos idosos.

A Marinha do Brasil, consciente e atenta ao envelhecimento dos usuários do seu Sistema de Saúde, vem desenvolvendo estratégias e construindo novas propostas para responder as demandas deste grupo.

Trata-se de um grande desafio, pois temos que assegurar serviços sociais e de saúde de qualidade para os idosos, além de treinar e qualificar pessoas para atendê-los com excelência. É preciso, ainda, desenvolver um olhar que considere o papel do idoso na sociedade, sua história pessoal, sua experiência de trabalho, suas relações sociais, gostos, habilidades e interesses.

A longevidade é uma conquista e um constante convite à reflexão. Vivenciá-la de forma plena e com qualidade depende não só da oferta de bons serviços de saúde, mas, principalmente, da manutenção de hábitos de vida saudáveis.

Então, como você está construindo o seu futuro? Está cultivando a velhice que deseja ter? Neste 1º de outubro, convidamos todos a refletirem sobre suas escolhas e como pretendem estar daqui a alguns anos.


MÁRCIA Guimarães CROSSETTI
Capitão de Fragata (S)
Encarregada do Serviço de Fisioterapia da PNNSG




Para saber mais, leia: