Saúde e Nutrição

image

A qualidade de vida está relacionada a diversos fatores, mas nenhum deles é tão importante para a manutenção da saúde quanto a alimentação. A nutrição tem início na vida intrauterina, por isso é imprescindível que a gestante receba uma alimentação adequada, já que a mãe transfere para o bebê os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento.

Na primeira infância ocorrem muitas transformações na criança e de forma bastante rápida. Consequentemente, carências nutricionais nesta fase podem ser responsáveis por danos irreparáveis. As principais estão relacionadas ao desenvolvimento cognitivo, prejudicando o aprendizado escolar, e a formação óssea, alterando o processo de crescimento e podendo ocasionar deformidades ósseas e baixa estatura, visto que esta é a principal fase de absorção de cálcio pelo organismo.

O alimento deve ser o principal meio de suprir nossas necessidades nutricionais de vitaminas, minerais e macronutrientes, tais como proteínas. O uso de suplementos deve ocorrer de forma criteriosa e somente sob prescrição médica ou nutricional.

A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser estimulada desde a mais tenra infância, privilegiando alimentos naturais, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. Atualmente, com o dia a dia corrido, as pessoas acabam optando por alimentos industrializados, como os congelados, enlatados e embutidos, aumentando o consumo de sódio, gorduras e conservantes, o que acarreta o grande aumento de peso da população e a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, por exemplo a diabetes, hipertensão e obesidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de saúde é “completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psicoemocionais e sociais e não a mera ausência de doença ou enfermidade”. A nutrição tem papel fundamental nesse processo, pois serve de base para a manutenção da saúde, melhorando consequentemente a qualidade de vida.

Raquel Cremonez
Segundo-Tenente (RM2-S)
Nutricionista
Hospital Central da Marinha