Profissionais do HNMD são treinados para ajudar mães e bebês no aleitamento

image

Entre os dias 19 e 23 de junho, o Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) realizou o curso “Manejo e Promoção do Aleitamento Materno” para profissionais que lidam diretamente com gestantes, puérperas e bebês. Trinta pessoas estiveram no treinamento, que contou com a participação de profissionais das áreas de Obstetrícia, Pediatria, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Farmácia e Serviço Social.

Em 1990, a Organização Mundial de Saúde e a UNICEF idealizaram a IHAC - Iniciativa Hospital Amigo da Criança, cujo objetivo é mobilizar funcionários de estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. O Brasil foi um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC e, na ocasião, formalizou o compromisso de cumprir os “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, entre eles, o de treinar todos os profissionais que prestam assistência às mães e aos bebês no manejo clínico da amamentação.

O objetivo primordial dos treinamentos de avaliação da mamada é identificar problemas no início da amamentação e verificar qual grupo de mães e/ou bebês apresenta necessidades especiais e requer apoio para um início bem-sucedido. O treinamento dos profissionais do HNMD garante à Família Naval a assistência necessária nesse momento tão delicado e especial que é a chegada de um bebê. Uma nova turma do curso está prevista para os próximos meses.


Compartilhe