Osteoporose: prevenir para não sofrer

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A osteoporose faz parte do processo natural de envelhecimento e caracteriza-se pela diminuição substancial da massa óssea, que provoca ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos às fraturas.

A prática de hábitos saudáveis, que inclui uma boa nutrição, exposição solar adequada e atividades físicas regulares, pode ajudar a evitar a osteoporose e as fraturas. São hábitos simples que quando cultivados durante a vida podem ainda reduzir gastos com medicamentos e a necessidade de tratamentos dolorosos no futuro.

Evitar fumar e consumir muito café ou bebidas alcoólicas, principais vilões tanto para perda de cálcio no rim como pela dificuldade em absorver o cálcio da dieta, também são considerados hábitos favoráveis para a prevenção de osteoporose.

Uma boa ingestão de cálcio é igualmente importante. O consumo ideal de 800 a 1.200mg/cálcio pode ser alcançado com três porções de laticínios ao dia, que é a principal fonte de cálcio da dieta humana, presente mesmo nos produtos livres de lactose, que são utilizados pelos intolerantes. Dentre os laticínios disponíveis, prefira o leite, iogurte e queijos com baixo teor de gordura e evite o consumo diário de creme de leite ou derivados, como sorvete, pois pesquisas provam que o excesso de gordura e açúcar presentes nestes alimentos impede a utilização adequada do cálcio. Outros alimentos que contém cálcio são couve, brócolis, amêndoa, castanha do Pará, feijão branco, farinha láctea, de soja ou de peixe, sardinhas, entre outros.

A exposição ao sol deve ocorrer de forma regular e preferencialmente no período da manhã. Quinze minutos de sol matinal com área corporal exposta e sem o uso de protetores solares não são perigosos para sua pele, mas são suficientes para encher seu tanque de Vitamina D, que ajuda a fixar o cálcio aos ossos e evita doenças como osteomalácia e até mesmo o raquitismo em crianças. Fazer exercícios, principalmente através de caminhadas e atividades que requeiram força muscular, também fortalece os seus ossos.

Importante – A prevenção da osteoporose não é “coisa de velho”!

Os bons hábitos de promoção de saúde óssea devem começar ainda na infância. O jovem que forma um osso mais forte e possui um bom estoque de cálcio durante o crescimento até a idade adulta já entra na meia idade com o pé direito!

Solange Murta
Capitão de Fragata(Md)
Reumatologista
Ajudante da Divisão de Gerência Técnica em Saúde do Departamento Técnico-Gerencial
Diretoria de Saúde da Marinha