Dia Mundial da Saúde Digestiva

image

O Dia Mundial da Saúde Digestiva é celebrado em 29 de maio, de acordo com o calendário de ações educativas da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO). O objetivo é promover a cada ano o esclarecimento do público geral a respeito de um tópico da Gastroenterologia e gerar aumento de diagnósticos e tratamentos. Em 2017, o tema da campanha são as Doenças Inflamatórias Intestinais.

As Doenças Inflamatórias Intestinais representam um grupo de afecções intestinais inflamatórias crônicas de causa desconhecida, sendo representadas pela Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn. A causa dessas doenças ainda não está definida, podendo haver participação de fatores genéticos e ambientais.

Os sintomas intestinais iniciais podem ser inconstantes, com a intensidade aumentando ao longo do tempo, dependendo da parte do intestino acometida pela doença. Pode haver diarreia com muco ou sangue, incapacidade de controlar a eliminação das fezes, constipação (“prisão de ventre”), dor para evacuar e dores abdominais. Podem ocorrer também os sintomas gerais, como dores articulares, febre, emagrecimento, cansaço, retardo de crescimento, entre outros. As complicações são graves, podendo comprometer seriamente a qualidade de vida do paciente.

O diagnóstico geralmente é feito por Gastroenterologistas, com solicitações de exames específicos de acordo com a necessidade de cada paciente. O tratamento é realizado com uso contínuo de medicações e, em alguns casos, é necessária a realização de cirurgia. Quanto mais precoce for o diagnóstico, menor a chance de complicações graves e melhor será o controle da doença.

Elisa Lúcia de Oliveira Silva
Capitão-de-Corveta(Md)
Chefe da Clínica de Gastroenterologia
Hospital Naval Marcílio Dias





Compartilhe