Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase

image

Comemorado no último domingo do mês de janeiro, o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase serve para alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e, principalmente, a existência de tratamento e cura.

Também conhecida como lepra, a Hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas e nariz.

A principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso, seja através da fala, tosse ou espirros. Os doentes param de transmitir a doença logo que começam o tratamento, que é realizado pelos postos de saúde gratuitamente. O tratamento é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

Os sintomas da doença são:

  • Manchas na pele (esbranquiçada, avermelhada ou acastanhada);
  • Caroços e inchaços no corpo em alguns casos avermelhados e doloridos; e
  • Áreas da pele, mesmo sem manchas, que formigam, “pinicam” ou ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.

A cura para a Hanseníase é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. A qualquer sinal ou desconfiança de existência da doença, procure um médico.

Aproveite para cadastrar seu e-mail e receber a newsletter mensal do Saúde Naval.