Combate ao Colesterol

colesterol

Dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. O colesterol é um conjunto de gorduras que desempenha funções essenciais em nosso organismo, como a produção de hormônios. Embora importante, em níveis elevados, o colesterol aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, sendo necessária sua ingestão de forma equilibrada para manter as taxas regulares.

As alterações nos níveis do colesterol estão relacionadas a nossa alimentação. Portanto, orienta-se diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça etc), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão.

Por outro lado, sugere-se incluir alimentos que auxiliam no controle do colesterol ruim, como carnes magras, aves sem pele e peixes. Prefira os de água salgada e fria, como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, pois são ricos em ácidos graxos e ômega-3, cereais integrais (pães e massas), legumes, verduras, frutas (em especial, laranja, morango, goiaba e quiuí), óleo de oliva extra-virgem (azeite) e canola, leite e seus derivados desnatados e oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas).

Para manter o colesterol controlado e a saúde em dia, faça exames regulares, mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos sob supervisão, suspenda o fumo e controle seu peso.

1T (RM2-S) Juliana Pandini
Nutricionista