Dia Internacional da Luta contra a Endometriose

📅 Publicado em 06 de maio de 2024

Você sabe o que é a endometriose?

O endométrio é o tecido que reveste a parte interna do útero. No período fértil, hormônios estimulam para que essa camada fique mais grossa, preparando-a para uma possível fecundação. Se ela não acontece, o endométrio descama e sangra, o que chamamos de menstruação. Nas mulheres que têm endometriose, as células do endométrio, que deveriam ficar só no útero, ficam aderidas a outros órgãos ou à cavidade abdominal, provocando inflamações, dores e diversos outros problemas.

Números

A endometriose é uma doença ginecológica subdiagnosticada e, em alguns casos, silenciosa. A estimativa é de que uma a cada 10 mulheres sofra com os sintomas da doença e desconheça a sua existência. Entre aquelas que enfrentam infertilidade, os índices são ainda mais altos, variando de 30% a 60% - e entre as que convivem com dor pélvica, chega a 70%, segundo informações do Ministério da Saúde, divulgados em 2023.

Diagnóstico

Fale com seu médico sobre o que está sentindo.
Se for necessário, ele indicará exames.

Sentir dor pélvica é normal? Até que ponto?

O principal sintoma da endometriose é a cólica. É importante ficar atenta quando ela impedir você de realizar as atividades do dia a dia, a chamada cólica incapacitante. Outro sinal que merece atenção é a cólica menstrual progressiva, ou seja, aquela que a cada ciclo menstrual, piora. Também merecem atenção os casos em que não existia cólica e esta surgiu como novo sintoma.

Tratamento

O tratamento pode ser com medicamentos, cirurgia ou, ainda, com a combinação de ambos. A escolha deve levar em consideração a gravidade dos sintomas, a extensão e localização da doença, o desejo de gravidez, a idade, entre outros.

Sintomas

Cólicas fortes que reduzem qualidade de vida, dor pélvica, dor na relação sexual, dor ao evacuar, infertilidade, dentre outros.

Você saberia reconhecer os sintomas da endometriose?

Baixe o caça-palavras e encontre-os:

Colaboração Técnica:
1T (Md) Felipe D'Ambrosio Bessa

Cólicas fortes

Infertilidade

Sangramento intenso

Prisão de ventre


Diarréia

Dor nas pernas

Fadiga

Dor nas costas

Compartilhe