CARNAVAL: você pensa que cachaça é água? Cachaça não é água não!

Enviado em: 25/02/2019

Confetes, serpentinas, paquera, bebida, alegria e muito sol! Chegou o carnaval, a maior festa do calendário brasileiro, quando se extravasa a tensão do ano inteiro. Mas você está preparado para curtir essa época do ano com saúde?

A ingestão de bebidas alcoólicas no carnaval é consideravelmente maior. É verão, o sol não perdoa e são muitas horas “correndo atrás do trio”. Porém, o abuso do álcool gera reações no organismo que são prejudiciais, como: a desidratação (pela dilatação dos vasos sanguíneos, somada ao calor); os problemas no estômago (aumento da acidez, agressão à parede interna do órgão e má digestão); entre outros, sem contar que o exagero de bebidas alcoólicas vem com a perda do filtro moral, gerando, algumas vezes, atitudes abusivas e constrangedoras.

Programar a alimentação durante as festas é um investimento na saúde. Não fique em jejum por longos períodos. Frutas, alimentos integrais e ricos em fibras darão maior saciedade e nutrição. Evite lanches que contenham maionese ou molhos e frituras, pois o excesso desses alimentos gera difícil digestão e pode provocar inflamações no estômago e no intestino. Beber de 2 a 3 litros de água por dia é o mais indicado nessa época.

Aqui, no site do Saúde Naval, já falamos sobre a importância dos cuidados com o sol, mas é sempre bom lembrar. Aplique protetor solar de 3 em 3 horas. A exposição exagerada ao sol, principalmente entre 10h e 14h, pode gerar queimaduras e desidratação, que não combinam com a folia. Viseiras, chapéus e óculos escuros podem ser integrados às suas fantasias!

Carnaval é tempo de alegria, brincar e namorar. Sem exageros, a alegria dura o ano inteiro! Lembre-se de se proteger e levar sempre camisinha para a folia, afinal, nunca saberemos quando acontecerá um amor de carnaval!

Kenio Almeida Magalhães
Primeiro-Tenente (RM2- Md)
Conselho Editorial do Saúde Naval





Veja Mais: