📅 Publicado em 23 de novembro de 2023
O Campeonato Brasileiro está pegando fogo. É time lutando para ser campeão, para fugir do rebaixamento, pela Libertadores e Sul-Americana. Que o futebol é uma paixão nacional, isso ninguém discute, mas o Brasil também está caminhando para ser o país de temas nada animadores.
Segundo o Observatório de Oncologia, 606 municípios brasileiros já vivem a realidade de ter o câncer como a principal causa de morte no país. Desses municípios, 83% encontram-se nas regiões Sul e Sudeste.
As diferenças regionais estão ligadas a estilos de vida. Estudo de 2019 mostra que, entre as regiões, a Sul é a que mais consome alimentos ultraprocessados, enquanto o Nordeste tem o menor consumo. Bebidas alcoólicas, fumo e sedentarismo também são fatores de risco.
De acordo com a entidade, entre 2029 e 2030, o câncer deve superar as doenças cardiovasculares em número de mortes. Entre 1996 e 2020, os óbitos por tumores cresceram 122%. Já os por doenças cardiovasculares subiram 43%.
Há mais de 100 tipos diferentes de câncer, cada um com características clínicas e biológicas diversas. Em novembro, destacamos várias datas que lembram a doença: Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal (01 a 07); Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17); Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil (23); Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama (27); e Dia Nacional de Combate ao Câncer (27).
Por isso, os especialistas ressaltam que são urgentemente necessárias medidas de prevenção e detecção precoce da doença, juntamente com a identificação do tratamento adequado, além do apoio psicológico ao paciente e a seus familiares.
Faça sua parte, cuide sempre da sua saúde. Alimentação saudável, exercícios físicos - quem sabe bater uma bolinha? - e cuidados com a mente são um trio de sucesso, que não pode ser deixado de lado por ninguém.
Fontes:
- Ministério da Saúde
- Agência Câmara de Notícias
- Observatório de Oncologia