Balanço Saúde Naval

balanço 2017

Pensado em 2015 e lançado durante o ano de 2016, em parceria com a equipe de extensão “Vitamina – UFF”, hoje, o Projeto Saúde Naval (SN) é uma realidade. Com o propósito de ser uma ferramenta de comunicação voltada para a Família Naval, o projeto aproxima o Sistema de Saúde da Marinha com os nossos usuários. O tom é a humanização, o acolhimento, o sentido de pertencer, focado em ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e atenção básica. Assim, ao longo de 2017, nos orgulhamos de criar a Newsletter Saúde Naval, o nosso Conselho Editorial e do contínuo aprimoramento do nosso site - com conteúdo audiovisual, criação de área para comentários, das abas Dicas para as Mães e Maternidade e Envelhecimento Ativo, entre tantas outras ações.

Estivemos, também, em nossas Organizações Militares (OM), na internet, na intranet, nos Planos de dia e BONOS. Pela Diretoria de Saúde da Marinha, procuramos sempre manter a Família Naval informada quanto aos diversos serviços oferecidos pelas OM de Saúde na área do 1º Distrito Naval e reforçando as campanhas do Ministério da Saúde como o “Outubro Rosa”, o “Novembro Azul” e, agora, o Combate ao Aedes Aegypti. Colocamos, ainda, em prática um sonho antigo: a ferramenta Busca Laudo (para exames laboratoriais) no site.

Mas sabemos que temos muitos desafios pela frente. E queremos mais! Para 2018, ampliaremos o SN para todo o Brasil. Disponibilizaremos o aplicativo Saúde Naval para dispositivos móveis. Por intermédio dele, marcação e desmarcação de consultas, por exemplo, poderão ser feitas on line. Queremos informar e orientar nossos usuários onde quer que eles estejam.

Acreditamos firmemente na nossa capacidade de transformar. Em 2018, não será diferente. Boas Festas e Saúde!

Oscar Artur de Oliveira Passos
Contra-Almirante (Md)
Diretor do Centro de Perícias Médicas da Marinha
Coordenador do Saúde Naval