15 de maio: Dia do Assistente Social

Enviado em: 13/05/2021

Imagem-Redes

O Sistema de Assistência Social da Marinha do Brasil possui 104 Assistentes Sociais, pertencentes aos Quadros de militares temporários e de carreira, além de servidores civis, que comemoram hoje (15) o seu dia. A data, de âmbito nacional, faz referência ao dia 15 de maio de 1962, quando o Decreto Federal nº 994 regulamentou e oficializou a profissão no Brasil. Além disso, é a data em que a Diretoria de Assistência Social da Marinha completa 25 anos de sua reativação.

Na Instituição, os profissionais da área atuam em diversas Organizações Militares, distribuídas pelo Brasil, a partir de duas frentes que se complementam: a dos projetos socioeducativos e a dos benefícios socioassistenciais.

Por meio de sete Programas Sociais, normatizados pela DGPM-501 (7ª Rev), os Assistentes Sociais promovem o apoio aos militares e servidores civis, bem como a suas famílias, em condições mais vulneráveis. Eles intervêm nas necessidades individuais e coletivas, em atuação comprometida com o usuário, na busca pela superação das situações adversas.

A interação social, a qualidade de vida, a relação familiar e o planejamento financeiro são fatores que influenciam diretamente na saúde. Cabe destacar ainda a atuação dos Assistentes Sociais no Serviço de Assistência Social Hospitalar e nas Policlínicas Navais, pois exercem papel fundamental, realizando uma abordagem acolhedora com os pacientes e seus familiares, por meio de atendimento individual e atividades socioeducativas em parceria com os profissionais da saúde.

Colaborar para o bem-estar da Família Naval, nos momentos de superação de obstáculos, com seus programas e atividades sociais, é contribuir para o conceito ampliado de bem-estar social, a “Saúde Total”.

Todas as ações, desenvolvidas com profissionalismo e ética, são executadas por profissionais que, com mãos sempre prontas a amparar, se esforçam para atender as necessidades daqueles que enfrentam dias difíceis. Por isso, é preciso dar os parabéns a todos os Assistentes Sociais da Marinha do Brasil pelo imensurável serviço que vêm prestando ao longo desses anos.


Joyce Karla de Araújo Melo

Primeiro-Tenente (RM2-T)

Assistente Social

Diretoria de Assistência Social da Marinha




Veja também: