
28 inscritos nos Núcleos de Atendimento ao Idoso na Marinha (NAIM) do Ambulatório Naval da Penha e das Policlínicas Navais Nossa Senhora da Glória e de Niterói visitaram a exposição “Monet à Beira D’Água”, com ingressos doados pela organização do evento, no dia 31 de maio.
A exposição de imagens criadas pelo pintor impressionista francês Claude Monet (1840 – 1926) foi realizada no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Reproduções de 285 obras foram projetadas em paredes, com efeitos visuais e sonoros, proporcionando aos expectadores uma experiência imersiva em paisagens pintadas à beira de mares, rios e lagos.
A visitação foi importante do ponto de vista terapêutico para os inscritos nos NAIM. Esses usuários do Sistema de Saúde da Marinha, com 60 anos ou mais, após a detecção de um estado de fragilização pelos médicos do Sistema de Medicina Integral (SMI), foram avaliados e inseridos em oficinas com foco na melhoria da cognição (memória), mobilidade, humor (bem-estar) e socialização.
Até para os militares membros das equipes multidisciplinares dos NAIM, que compareceram à exposição para apoiar os idosos, o evento proporcionou momentos de aprendizado, pela observação do comportamento dos participantes em um contexto pouco usual, onde reações inesperadas podem ocorrer; como a da inscrita que, ao ser indagada sobre algum desconforto físico, após ser vista em lágrimas, respondeu: “Fiquei assim porque foi beleza demais.”
Uma visita como a da exposição “Monet à Beira D’Água” mostra a possibilidade de inteirar as ações dos quatro diferentes eixos terapêuticos oferecidos pelos NAIM em um único evento, preparar os militares da equipe para novos cenários de prestação de assistência de saúde e proporcionar aos membros veteranos da Família Naval um momento que alia cuidado à qualidade de vida.
