Alimentação Saudável no verão: o que comer?

Nossa saúde está diretamente relacionada ao que comemos. Escolher os alimentos corretamente e ter uma dieta balanceada significa prevenir doenças e dar ao corpo a energia necessária para viver bem.

No verão, as altas temperaturas exigem cuidado redobrado com a alimentação. A comida pode estragar com facilidade e o calor excessivo, muitas vezes, nos faz perder o apetite. O ideal é priorizar alimentos leves e ter atenção com a origem deles.

Algumas dicas podem ajudar você a comer bem e evitar intoxicações durante o verão:

  • Evite alimentos contendo cremes ou maionese;
  • Coma fruta em todas as refeições e lave bem antes de consumi-las;
  • Cozinhe os alimentos, especialmente ovos;
  • Não descongele os alimentos à temperatura ambiente;
  • Opte por carnes e pescados cozidos;
  • Inclua legumes e verduras no seu cardápio, preferencialmente crus;
  • Dê preferência aos grãos e produtos integrais, como arroz, pão e macarrão, que são digeridos mais lentamente;
  • Beba muita água, mesmo se estiver sem sede, e tenha cuidado com a origem dela;
  • Lave as latinhas de bebidas antes de abri-las; e
  • Abuse dos sucos naturais (sem açúcar), além de picolés, raspadinhas e sacolés. Dica:
    cenouras e beterrabas cruas ficam saborosas nos sucos e ainda ajudam a adoçar.

Dê prioridade ao que você come durante o verão e ao longo de todo o ano. Nós somos o que comemos e cuidar da nossa alimentação é cuidar da nossa saúde.