Museus Navais
Primeiro Distrito Naval
MUSEU DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS
Localizado no sítio histórico da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, seu circuito expositivo está disposto em túneis subterrâneos construídos no século XVIII, compondo um salão principal para exposições e uma mostra permanente que registra a participação do CFN nos principais fatos da história da Marinha do Brasil, reunindo materiais arqueológicos e iconográficos, documentos históricos, obras de arte, além de equipamentos, viaturas, armaria, uniformes e condecorações de militares.
O Museu está aberto de terça a sexta-feira (entrada franca), das 09h às 12h e 13:30h às 16h. As visitas podem ser marcadas pelo telefone (21) 2126-5053.
Endereço: Praça Barão de Ladário s/nº – Ilha das Cobras, Rio de Janeiro/RJ.
Localizado no Centro do Rio de Janeiro, abriga o Museu Naval, sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o Espaço Cultural da Marinha e a Ilha Fiscal. No Museu, embarque na exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil” e descubra a importância da Marinha para consolidar a unidade nacional. Mais adiante, conheça o Espaço Cultural com os Passeios Marítimos (Baía de Guanabara e Ilha Fiscal), a Nau dos Descobrimentos, o Helicóptero, o Submarino-Museu “Riachuelo” e o Contratorpedeiro “Bauru”. Por fim, visite a Ilha Fiscal, palco do último Baile do Império.
Endereço: Boulevard Olímpico, Praça XV, Rio de Janeiro, RJ - próximo à Pira Olímpica.
O Espaço localiza-se no andar térreo da Casa d`Armas da Ponta da Armação, que pertence a um patrimônio arquitetônico construído entre os anos de 1644 e 1666, em pleno período do Brasil Colônia.
É neste Espaço que se guardam preciosidades como: maquetes, fotos e documentos, referentes à saga histórica da Hidrografia brasileira, compreendendo a evolução da Cartografia Náutica, da Oceanografia, da Meteorologia, da Segurança da Navegação, da Sinalização Náutica e da Pesquisa Científica na Antártica.
O local é aberto a visitações públicas gratuitas, que deverão ser agendadas pelo telefone (21) 2189-3387 ou pelos e-mails dhn.ouvidoria@marinha.mil.br e dhn.comunicacaosocial@marinha.mil.br.
Endereço: Rua Barão de Jaceguai s/nº – Ponta da Armação – Ponta D'Areia – Niteroi/RJ.
MUSEU DA IMIGRAÇÃO DA ILHA DAS FLORES
Desde o ano de 2010, a Marinha do Brasil e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) mantêm um convênio de cooperação que visa preservar a memória da imigração no Brasil, particularmente da Hospedaria de Imigrantes da Ilha das Flores, que funcionou entre 1883 e 1966, sendo a primeira hospedaria de imigrantes criada pelo governo brasileiro, ainda no período imperial, e que chegou a receber a ilustre visita de Dom Pedro II.
Em 2016, foi inaugurado o Museu da Imigração da Ilha das Flores, composto pelo Circuito a Céu Aberto e pela Exposição Interativa Permanente. A partir daquele momento passou a funcionar de terça a domingo, das 9h às 17h, recebendo visitantes para conhecer a história da imigração na Ilha das Flores gratuitamente. Telefones: (21) 3707-9598 / 9504.
Endereço: Av. Paiva, s/nº - Ilha das Flores - Neves - São Gonçalo/RJ.
O Museu da Aviação Naval, criado em 23 de agosto de 2000, está localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e possui um acervo diversificado com elementos que representam as diversas fases da Aviação Naval, contando com aeronaves originais e réplicas, equipamentos, maquetes, fotos, documentos históricos e manuais, cedidos pelas OM do Complexo Aeronaval.
Horário de funcionamento
De terça a sexta-feira, no período de 09:00 às 11:30 e 13:15 às 17:00.
Sábados, domingos e feriados funciona de 10:00 às 17:00.
Visitação de grupos pode ser agendada pelo e-mail foraer.comsoc@marinha.mil.br ou tel.: (22) 2621-4133.
Endereço: Rua Comandante Ituriel s/nº – Fluminense - São Pedro da Aldeia/RJ.
Começou a funcionar como museu oceanográfico a partir de 1982, na antiga sede do Projeto Cabo Frio, embrião do futuro IEAPM. Originou-se da idéia de expor um esqueleto de uma Orca com seis metros de comprimento, que havia encalhado e sucumbido na Ilha do Cabo Frio em 1981, apesar de todo o esforço dos pesquisadores do Projeto Cabo Frio.
Endereço: Praça Daniel Barreto s/nº - Praia dos Anjos - Arraial do Cabo/RJ.
ESPAÇO HISTÓRICO ALMIRANTE SYLVIO DE CAMARGO
O Espaço Histórico é dotado de acervo do Almirante homenageado, além de farto material relativo à história do CIASC, desde a sua criação até os dias atuais por meio de exposição fotográfica, objetos e multimídia. Do acervo, destacam-se, especialmente, áudios e vídeos que contam partes da história do CFN e da construção do Centro de Instrução na voz do próprio Almirante Sylvio de Camargo. Mais informações sobre o Espaço Histórico podem ser obtidas por meio do telefone (21) 3396-1955.
Segundo Distrito Naval
O Museu Náutico da Bahia tem como objetivo transmitir conhecimentos relativos à Hidrografia, Sinalização Náutica, Navegação na Bahia do Século XVII e XVIII, ao naufrágio do Galeão Sacramento e sua Arqueologia Submarina, e sobre a própria história da fortaleza e suas transformações. Além da exposição de um rico acervo, o museu é provido de salas para exposições temporárias e demais eventos culturais, biblioteca e informações correlatas ao seu acervo através de publicações e multimídia. Tel: (071) 3264 3296 / 3331 8039
Endereço: Forte de Santo Antônio da Barra - Largo do Farol da Barra, s/nº - Barra, Salvador, BA.
Quarto Distrito Naval
CORVETA-MUSEU "SOLIMÕES"
A Corveta-Museu "Solimões" foi construída em 1954 e entregue à Marinha do Brasil em 1955. Esteve subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval até 2004. Neste mesmo ano, através de convênio entre a Secretaria de Cultura/Marinha do Brasil, iniciou-se o processo de adaptação da Corveta em navio-museu. O circuito expositivo rememora a trajetória da própria embarcação nas águas brasileiras e o cotidiano de sua tripulação.
A Corveta-Museu "Solimões" está docada para reparos. Portanto, não está aberta para visitação.
A Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) Maranhão é responsável pelo acervo do Museu Marítimo e a Capitania dos Portos do Maranhão pelo prédio cedido.
Telefone para agendamento: (98) 3232-5233.
Endereço: localizado no Jenipapeiro, Bairro da Camboa, Ponta da Amarração, São Luís/MA.
Quinto Distrito Naval
Inaugurado em 12 de dezembro de 2001, a temática desenvolvida refere-se à história da instalação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e das diversas Organizações Militares sediadas na cidade do Rio Grande, dentre elas: a Estação Naval do Rio Grande, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, o Serviço de Sinalização Náutica do Sul, o 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, a Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande, o Grupamento de Patrulha Naval do Sul e o Depósito Naval de Rio Grande. Telefone para contato: (53) 3233-6108.
Endereço: Rua Almirante Serqueira e Souza, 179 – Vila Militar – Rio Grande, RS.
CENTRO CULTURAL DA MARINHA EM SANTA CATARINA
O Museu Naval, dedicado a contar a história da Marinha do Brasil e abrigar exposições temporárias, foi inaugurado no Centro de Florianópolis. Localizado em um forte histórico do século XVII, chamado Santa Barbara, já conta com 1,8 mil peças expositivas. Também há outras peças destaques, como peças originais de Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II, além de uma réplica da máscara mortuária de Napoleão Bonaparte. Aberto das 10h às 17h - terça a sábado.
Endereço: Rua Antônio Luz, 260 - Centro - Florianópolis/SC.