Cursos Aquaviários

   

Cursos Aquaviários

Os Cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo, para Aquaviários, tem como objetivo o preparo do pessoal para o trabalho a bordo de embarcações,

são especificamente voltados para formação e qualificação de Marítimos, Fluviários e Pescadores.

Cursos para aquaviários, PREPOM-2022 - 1º e 2º Semestres realizados na capitania, são:






CURSO/TURMA

LOCAL

INSCRIÇÃO

CURSO

VAGAS

CFAQ-MAC/MAM-1/2022

CPSE

18MAR22 a 18ABR22

23MAI22 a 08JUN22

30

ECIA-1/2022

CPSE

01ABR22 a 18MAI22

06JUN22 a 10JUN22

30

CAAQ-CTS-1/2022

CPSE

23JUN22 a 22JUL22

05SET22 a 13OUT22

30

EBCP-1/2022

CPSE

18JUL a 19AGO2022

19SET22 a 21SET22

30

CFAQ-POP1/MOP1-1/2022

CPSE

08AGO22 a 05SET22

17OUT22 a 07NOV22

30

ESEP-1/2022

CPSE

05SET22 a 05OUT22

07NOV22 a 11NOV22

30

CFAQ-MAC/MAM-2/2022

CPSE

16SET22 a 14OUT22

21NOV22 a 06DEZ22

30

VHF-1/2022

CPSE

17OUT22 a 17NOV22

07DEZ22

30

GPS-1/2022

CPSE

17OUT22 a 17NOV22

07DEZ22

30






  • Formação de Aquaviários - Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (CFAQ-MAC/MAM)

Duração: 88 horas

Destina-se ao ingresso na Marinha Mercante, no Grupo de Marítimos, nas categorias de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para atuar no nível de equivalência 1, com funções a serem desempenhadas em embarcações com arqueação bruta menor que 300 e potência da máquina propulsora menor que 250 kW, empregadas na navegação interior. Após um ano de efetivo embarque e uma vez aprovado no Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) poderá ascender ao nível de equivalência 2.

Os candidatos a esse curso deverão possuir escolaridade mínima inferior do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série do Ensino Fundamental), ser maior de 18 anos e brasileiro nato ou naturalizado.

Requisitos para inscrição:

  1. Ser brasileiro (a) nato ou naturalizado (a);
  2. ter no mínimo dezoito anos no ato da matrícula;
  3. possuir escolaridade mínima do 6º ano do Ensino Fundamental;
  4. estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; e
  5. atender às demais condições estabelecidas no Edital do Processo Seletivo.

 

  • Curso Especial Avançado de Combate a Incêndio (ECIA)

DURAÇÃO: 40 horas

Destina-se a Aquaviários dos 1º e 2º Grupos, respectivamente, Marítimos e Fluviários, com habilitação a partir do nível 5.

 

  • Curso Especial Básico de Conscientização Sobre Proteção de Navio (EBCP )  

Duração: 12 horas

Propósito Destina-se a qualificar Aquaviários do 1º Grupo - Marítimos, exceto Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM), para cumprirem as medidas estabelecidas no Plano de Proteção do Navio ou exercerem atribuições, no nível de apoio, relacionadas à proteção da embarcação. Ficarão dispensados da realização do referido curso os Oficiais de Náutica e de Máquinas que realizaram o Curso Especial para Oficial de Proteção do Navio (EOPN)

Requisitos para inscrição:

 Ser, preferencialmente, Aquaviário do 1º Grupo - Marítimos, exceto Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM).

 

  • Curso de Adaptação para Aquaviários - Cozinheiro, Taifeiro, Enfermeiro e Auxiliar de Saúde (CAAQ-CTS):

Duração: 214 horas

Propósito:

Destina-se a habilitar o aluno para as competências e habilidades exigidas para as categorias de Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro(TAA), daSeção de Câmara, Enfermeiro (ENF) ou de Auxiliar de Saúde(ASA), da Seção de Saúde, do 1º Grupo – Marítimos ou do 2º Grupo – Fluviários.

Condições para inscrição:

  1. Ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a);
  2. ter no mínimo dezoito anos no ato da matrícula;
  3. apresentar comprovante de identidade, CPF e de residência;
  4. ser inativo da Marinha do Brasil (MB), das seguintes especialidades: Cozinheiro (CO),Arrumador (AR) ou Enfermeiro (EF), desde que possua os requisitos estabelecidos nas Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários (NORMAM-13/DPC);
  5. ser Enfermeiro ou Técnico em Enfermagem, com diploma ou certificado expedido de a legislação vigente e registrado pelo órgão competente, para a categoria acordo com Enfermeiro (ENF);
  6. ser Auxiliar de Enfermagem, com certificado conferido por instituição de ensino, nos termos da legislação vigente e registrado pelo órgão competente, para a categoria Auxiliar de Saúde (ASA);
  7. possuir Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Cozinheiro, com carga horária mínima de 160 horas, para a categoria Cozinheiro (CZA);
  8. possuir Ensino Fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Garçom/Taifeiro, com carga horária mínima de 160 horas, para a categoria Taifeiro (TAA); e
  9. atender às demais condições estabelecidas no Edital do Processo Seletivo.

 

Duração: 112 horas

  • Curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional Nível 1(CFAQ-POP 1/MOP1):

Propósito:

Destina-se ao preparo de profissionais para ingresso na Marinha Mercante como Aqua viários do 3º Grupo - Pescadores, Seção de Convés e de Máquinas, com inscrição na categoria P escador Profissional (POP1) e/ou Motorista de Pesca (MOP 1), no nível de habilitação 1.

Requisitos para inscrição:

a) Ser brasileiro(a) nato ou naturalizado(a);

b) ter no mínimo dezoito anos no ato da matrícula;

c) possuir escolaridade inferior ao 6º ano do Ensino Fundamental;

d) estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; e

e) possuir indicação de Empresa de Pesca ou de entidades representativas dos pescadores (Empresa, Federação, Sindicatos ou Colônias).

Observação: Os candidatos entre 16 e 18 anos que possuam autorização do pai, tutor ou juiz competente poderão inscrever-se como Aprendizes de Pesca (APP) ou Aprendizes de Motorista (APM).

 

Duração: 40 horas

  • Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP):

Propósito:

Destina-se a qualificar Aquaviários, para conduzir embarcações empregadas no transporte de passageiros, sejam elas escolares, de turismo ou de travessia, empregadas na navegação interior e de apoio portuário, a fim de contribuir para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hidrica.

Condições para inscrição:

Ser Aquaviário, dos seguintes Grupos e categorias, com pelo menos um ano de embarque:

  1. 1º Grupo (Marítimos): Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC); Marinheiro Auxiliar de Máquinas (MAM); Moço de Convés (MOC) e Moço de Máquinas (MOM);
  2. 2º Grupo (Fluviários): Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés (MFC), Marinheiro Fluvial Auxiliar de Máquinas (MMA), Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), Marinheiro Fluvial de Máquinas (MFM) e Contramestre Fluvial (CMF); e
  3. 3º Grupo (Pescadores): Pescador Profissional (POP) nível 2; Pescador Profissional Especializado (PEP) e Motorista de Pesca (MOP).

 

  • Curso Expedito e Prático de VHF para Aquaviários (C-EXP-VHF):

Duração: 4 horas

 Propósito:

 Destina-se a habilitar o pessoal que guarnece pequenas embarcações a utilizar o VHF executando, basicamente, as seguintes atividades:

a) Manusear operacionalmente o VHF; e

b) identificar todas as etapas de operação do VHF.

Requisitos para inscrição:

a) Ser Aquaviário; e

b) estar guarnecendo embarcações que possuam o equipamento VHF.

 

  • Curso Expedito e Prático de GPS para Aquaviários (C-EXP-GPS):

Duração: 4 horas

Propósito:

Destina-se a habilitar o pessoal que guarnece pequenas embarcações a utilizar o GPS executando, basicamente, as seguintes atividades:

a) Manusear operacionalmente o GPS; e

b) identificar todas as etapas de operação do GPS.

Requisitos para inscrição:

a) Ser Aquaviário; e

b) estar guarnecendo embarcações que possuam o equipamento GPS.

 

 

 

Curso Especial de Seg. em Op. de Carga em Navios-tanque para Gás Liquefeito – a Distância (ESOG ON LINE-2/2022)

 

Propósito: Destina-se à instrução avançada de Comandantes, Oficiais e outros tripulantes designados para assumirem atribuições e responsabilidades imediatas no carregamento, na descarga, nos cuidados durante o transporte, no manuseio da carga, na limpeza de tanques ou outras operações relacionadas à carga ou aos equipamentos de carga em Navios-Tanque para gás liquefeito, com arqueação bruta igual ou superior a 500, empregados na navegação em mar aberto.

 

Curso Especial de Seg. em Op. de Carga em Navios-tanque Petroleiros – a Distância (ESOP ON LINE-2/2022)

 

Propósito: Destina-se à instrução avançada de Comandantes, Oficiais e outros tripulantes designados para assumirem atribuições e responsabilidades imediatas no carregamento, na descarga, nos cuidados durante o transporte, no manuseio da carga, na limpeza de tanques ou outras operações relacionadas à carga ou aos equipamentos de carga em Navios-Tanque petroleiros,com arqueação bruta igual ou superior a 500, empregados na navegação em mar aberto.