CPES leva os serviços de atendimento ao público e aplica Prova de Amadores no norte capixaba

Entre os dias 29 de março e 04 de abril de 2022, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) realizou atendimento à comunidade marítima no município de Linhares e Conceição da Barra, litoral norte do Estado do Espírito Santo. Foram realizados 221 atendimentos ao público, dentre outras demandas como a prestação dos serviços de regularização de embarcações, atualização e renovação de habilitação (amador e profissional), expedição da 2a via da Carteira de Inscrição e Registro (CIR), recadastramento de aquaviários através do Sistema de Cadastro Digital da Marinha do Brasil (SISCAD) e ações de Vistoria Naval agendadas para regularização de embarcações e perícia de Cartão de Tripulação de Segurança.

O trabalho foi efetuado por meio da agência móvel da CPES na Colônia de Pescadores Z-1, localizada na cidade de Conceição da Barra (ES). A iniciativa teve como objetivo auxiliar e orientar a comunidade local referente aos procedimentos de regularização das embarcações, através das vistorias navais e do cadastro dessas embarcações.

Além do atendimento ao público, no dia 2 de abril, houve também a aplicação de prova teórica para 71 candidatos que buscavam a habitação amadora na Escola Bartouvino Costa, no município de Linhares.

 

Além disso, essa ação pontual, mediante solicitação do interessado, possibilitou ampliar a percepção e o entendimento da sociedade sobre a importância das atividades desempenhadas pela Capitania, promovendo a atualização do aquaviário frente aos procedimentos e legalidade das atividades. As ações realizadas possibilitaram ampliar a percepção e o entendimento da sociedade sobre a importância da missão desempenhada pela Capitania para salvaguarda das pessoas que utilizam embarcações ou são de alguma forma afetados pelos seus movimentos, promovendo a atualização do aquaviário frente aos procedimentos e legalidade das atividades. É uma forma de aproximação da Marinha do Brasil com a sociedade brasileira, facilitando e estreitando o relacionamento com toda a cadeia produtiva marítima distante regionalmente da Sede.