Marinha do Brasil participa de comemorações da Semana da Pátria no Espírito Santo

Comandante do Grupamento da Marinha, Capitão de Mar e Guerra Velozo, durante o desfile de 7 de setembro

No dia 7 de setembro, foi realizado, em Vitória-ES, o desfile cívico-militar em comemoração ao “Dia da Independência”. A Marinha do Brasil (MB) marcou sua participação com um grupamento formado por militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) e da Escola de Aprendizes de Marinheiro do Espírito Santo (EAMES), pelo Grupo Escoteiros do Mar Ilha de Vitória e por crianças atendidas pela EAMES no Programa Forças no Esporte (Profesp), além da participação de meios subordinados ao Comando do 1º Distrito Naval, como o Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA” e de um pelotão feminino, formado por 29 militares.
 
Este ano, o evento foi marcado pelo Desfile Marítimo, comandado pelo Navio Patrulha Oceânico “APA”, seguido por embarcações da Marinha, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, que se seguiu a apresentação de aeronaves do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo. Também participaram do desfile os ex-integrantes das Forças de Paz da ONU; militares do 38° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro; da Polícia Militar; do Corpo de Bombeiros Militar; servidores da Polícia Civil; representantes da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG); dos Escoteiros do Brasil; e de estudantes das escolas da Grande Vitória.
 
Organizado pelo Governo do Espírito Santo, o desfile atraiu cerca de cinco mil pessoas (de acordo com os organizadores), e contou com a participação do Governador do Estado, Renato Casagrande, do Prefeito da Capital, Luciano Rezende, do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, do Capitão dos Portos do Espírito Santo, Capitão de Mar e Guerra Silvio Fernando Ferreira, do Comandante da EAMES, Capitão de Fragata Marcelo Maza Quadros e outras autoridades civis e militares. Os festejos pelo “Dia da Independência” incluíram, ainda, a visitação ao NApaOc “APA”, que atraiu 3.217 pessoas nos dias 7 e 8 de setembro, período em que esteve atracado no Porto de Vitória e aberto ao público capixaba.
 
As comemorações da Semana da Pátria no estado do Espírito Santo teve início com a participação da Marinha do Brasil na exposição realizada no Shopping Boulevard, localizado no município de Vila Velha-ES. Na “Exposição da Pátria”, militares da CPES e da EAMES acolheram os participantes com oficina de “Nós e Voltas” e forneceram orientações e esclarecimento sobre o processo de ingresso na Marinha. A mostra contou com a exposição de banners com informações da Batalha Naval do Riachuelo, de uma embarcação de casco semirrígido, de uma motoaquática e de peças navais.
 
Navio Patrulha Oceânico "APA" abre o desfile do 7 de Setembro em Vitória-ES