Nos anos de 2010, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, o SGQ do CIABA continuou em evolução, tendo sido formados novos auditores internos e tendo ocorrido uma maior atuação desses auditores nos seus respectivos processos, garantindo, dessa forma, manutenção e melhoria contínua do sistema. Em 2014, ocorreu a substituição de Órgão Certificador (OC), da Empresa BRACERT & PERRY JOHNSON para a Empresa RINA SERVICES, fundação italiana de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que atua de acordo com as normas internacionais da qualidade.
Assim, completa-se um ciclo de 17 (dezessete) anos de certificação, cujo processo foi iniciado em julho de 2008, com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001, envolvendo todas as atividades de ensino do CIABA, desde a inscrição até a certificação, compreendendo, também, os processos de apoio, com melhoria sensível da Gestão de Recursos Humanos e do setor de Tecnologia da Informação. Cônscios do processo de melhoria contínua que a Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 requer, o Comandante e a Tripulação renovam seus compromissos para vencerem novos desafios nas etapas subsequentes.