CERTIFIAÇÃO ISO 9001:2008
 
No período de 10 a 13 de Novembro de 2014 o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) foi submetido à Auditoria de Recertificação do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ): Foram auditados todos os processos deste Centro, analisados criticamente quanto aos diversos aspectos exigidos pela norma. Doravante chamada de Organização está em conformidade com as Normas ISO 9001:2008, conforme Certificado de Conformidade Expedido pela Empresa RINA SERVICES, visando os padrões internacionais estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 9001:2008.
O escopo do Sistema de Gestão de Qualidade do CIABA não sofreu alterações, tendo permanecido como “Execução dos cursos de formação, aperfeiçoamento, atualização e especialização, constantes do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e dos cursos e adestramentos constantes do Programa Geral de Adestramento (PGAD) do Comando do 4º Distrito Naval”.
 
O CIABA iniciou o processo de implantação do seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em meados do ano de 2008, tendo sido certificado em dezembro daquele ano, em conformidade com os padrões internacionais estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 9001, em sua versão 2000.

Ao longo do ano de 2009 houve uma evolução significativa do sistema, destacando-se a aquisição de um software desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), em ambiente Lótus Notes, para o gerenciamento de todo o SGQ do CIABA, o que agilizou bastante o controle e a visualização do sistema por todos os setores do CIABA.

Com a entrada em vigor da norma ABNT NBR ISO 9001:2008 em dezembro de 2008, o CIABA, em 2009, se preparou para ser certificado segundo os requisitos da nova norma.

Clique na imagem
para ampliar.

Depois de concluída a reavaliação de conformidade realizada segundo os procedimentos BSI e diretrizes internacionais em 16 de dezembro de 2009, o CIABA manteve seu Sistema de Gestão – Processo Ensino – certificado, desta vez, de acordo com o padrão normativo ISO 9001:2008.

Ao longo do ano de 2010, 2012, 2013 e 2014, o SGQ do CIABA continuou em evolução, tendo sido formados novos auditores internos e tendo ocorrido uma maior atuação desses auditores nos seus respectivos processos, garantindo, dessa forma, a manutenção do SGQ em pleno funcionamento e a melhoria continua dos processos. Em 2014 ocorreu, a transferência de certificado da Empresa BRACERT & PERRY JOHNSON para a Empresa RINA SERVICE, que é uma empresa italiana de Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), que atua de acordo com as Normas da Qualidade Internacionais.

Assim, completa-se um ciclo de 6 (seis) anos de certificação, cujo processo foi iniciado em julho de 2008, com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade e sua certificação com base na norma ISO 9001:2008, envolvendo todas as atividades de ensino do CIABA, desde a inscrição até a certificação, compreendendo, também, os processos de apoio, com melhoria sensível da Gestão de Recursos Humanos e do setor de Tecnologia da Informação.
Cônscios do processo de melhoria contínua que a norma ABNT NBR ISO 9001:2008 requer, o Comandante e tripulação renovam seus compromissos para vencer novos desafios nas etapas subseqüentes.