MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015
 
 
    O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) manteve, em 27 de abril, a Certificação no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a execução de cursos de formação, aperfeiçoamento, atualização, especialização e certificação, constantes do Programa de Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e dos cursos e adestramentos constantes do Programa de Geral de Adestramento (PGAD) do Comando do 4° Distrito Naval.
 
    Para conservar a excelência no ensino, o CIABA foi submetido a uma rigorosa Auditoria de Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 ocorrida no período de 24 a 27 de abril, realizada pelo Organismo Certificador (OR) RINA Brasil Serviços Técnicos LTDA, fundação multinacional de certificação da qualidade desde 1861.
 
   O escopo da Auditoria foi avaliar a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e constatar conformidades nos processos, consoante aos requisitos da Norma.
 

  O CIABA iniciou o processo de implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade em meados do ano de 2008, tendo sido certificado em dezembro daquele ano, consoante ao requisito normativo ABNT NBR ISO 9001, em sua versão 2000.

  Ao longo do ano de 2009 houve uma evolução significativa do sistema, destacando-se a aquisição de um software desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), em ambiente Lotus Notes, para o gerenciamento de todo o SGQ do CIABA, o que agilizou bastante o controle e a visualização do sistema por todos os setores da Organização. Com a entrada em vigor da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008, em dezembro de 2008, o CIABA, em 2009, preparou-se para ser certificado segundo os novos padrões estabelecidos.

 

Clique na imagem
para ampliar.

        Depois de concluída a reavaliação de conformidade, em dezembro de 2009, o CIABA manteve seu Sistema de Gestão da Qualidade – Processo Ensino – certificado, desta vez, de acordo com o padrão normativo ISO 9001:2008.

       

       

       Nos anos de 2010, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, o SGQ do CIABA continuou em evolução, tendo sido formados novos auditores internos e tendo ocorrido uma maior atuação desses auditores nos seus respectivos processos, garantindo, dessa forma, manutenção e melhoria contínua do sistema. Em 2014, ocorreu a substituição de Órgão Certificador (OC), da Empresa BRACERT & PERRY JOHNSON para a Empresa RINA SERVICES, fundação italiana de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que atua de acordo com as normas internacionais da qualidade.

 
 

 

 
  Clique na imagem
para ampliar.
       Assim, completa-se um ciclo de 15 (quinze) anos de certificação, cujo processo foi iniciado em julho de 2008, com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001, envolvendo todas as atividades de ensino do CIABA, desde a inscrição até a certificação, compreendendo, também, os processos de apoio, com melhoria sensível da Gestão de Recursos Humanos e do setor de Tecnologia da Informação. Cônscios do processo de melhoria contínua que a Norma ABNT NBR ISO 9001:2015 requer, o Comandante e a Tripulação renovam seus compromissos para vencerem novos desafios nas etapas subsequentes.