MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015
 
 
    No período de 15 a 18 de fevereiro de 2022, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) foi submetido à Auditoria de Manutenção da Certificação ISO 9001:2015 no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a qual manteve certificados seus padrões internacionais de ensino, estabelecidos pela Norma ABNT NBR ISO 9001:2015.
 
    O escopo do Sistema de Gestão de Qualidade do CIABA permaneceu como: “Execução dos Cursos de Formação, Aperfeiçoamento, Atualização, Especialização e Certificação, constantes do Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM) e dos Cursos e Adestramentos constantes do Programa Geral de Adestramento (PGAD) do Comando do 4º Distrito Naval”.
 
   O CIABA iniciou o processo de implantação do seu Sistema de Gestão da Qualidade em meados do ano de 2008, tendo sido certificado em dezembro daquele ano, consoante ao requisito normativo ABNT NBR ISO 9001, em sua versão 2000.
 

   Ao longo do ano de 2009 houve uma evolução significativa do sistema, destacando-se a aquisição de um software desenvolvido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), em ambiente Lotus Notes, para o gerenciamento de todo o SGQ do CIABA, o que agilizou bastante o controle e a visualização do sistema por todos os setores da Organização. Com a entrada em vigor da Norma ABNT NBR ISO 9001:2008, em dezembro de 2008, o CIABA, em 2009, preparou-se para ser certificado segundo os novos padrões estabelecidos.

  Depois de concluída a reavaliação de conformidade, em dezembro de 2009, o CIABA manteve seu Sistema de Gestão da Qualidade – Processo Ensino – certificado, desta vez, de acordo com o padrão normativo ISO 9001:2008.

Clique na imagem
para ampliar.

        Nos anos de 2010, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016, o SGQ do CIABA continuou em evolução, tendo sido formados novos auditores internos e tendo ocorrido uma maior atuação desses auditores nos seus respectivos processos, garantindo, dessa forma, manutenção e melhoria contínua do sistema. Em 2014 ocorreu, a substituição de Órgão Certificador (OC), da Empresa BRACERT & PERRY JOHNSON para a Empresa RINA SERVICE, fundação italiana de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que atua de acordo com as normas internacionais da qualidade.

 
 
  Clique na imagem
para ampliar.
       Assim, completa-se um ciclo de 14 (quatorze) anos de certificação, cujo processo foi iniciado em julho de 2008, com a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade com base na Norma ISO 9001, envolvendo todas as atividades de ensino do CIABA, desde a inscrição até a certificação, compreendendo, também, os processos de apoio, com melhoria sensível da Gestão de Recursos Humanos e do setor de Tecnologia da Informação. Cônscios do processo de melhoria contínua que a norma ABNT NBR ISO 9001:2015 requer, o Comandante e a Tripulação renovam seus compromissos para vencerem novos desafios nas etapas subsequentes.