Inativos e pensionistas vêm recebendo ligações telefônicas de golpistas solicitando dados pessoais em troca de benefícios, seguros, empréstimo consignado, entre outros. Além disso, há fraudadores que exigem depósito em dinheiro prometendo restituição de valores de fundos de pensão ou como requisito para concessão de pensão militar ou aposentadoria. O Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha (SIPM) não solicita nem confirma dados cadastrais por telefone ou e-mail.
Tampouco seria cabível qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos serviços/direitos devidos à Família Naval. O SIPM somente envia representante à residência quando necessário o atendimento domiciliar, em virtude de doença que cause dificuldades de locomoção e mediante solicitação do próprio inativo/pensionista ou seu representante legal. Por isso, redobre os cuidados com quaisquer ligações telefônicas, e-mail de origem desconhecida ou visitas residenciais:
Não forneça senha ou e-mail a terceiros;
Não pague nada por serviço oferecido pelo SIPM;
Não aceite contatos de intermediadores por telefone ou em sua residência;
Não forneça dados pessoais e cópia de seus documentos;
Não assine contrato em branco; e
Tome cuidado com pessoas com promessas de acelerar o crédito ou outras vantagens.
Caso receba algum contato desse tipo, denuncie à Ouvidoria do SIPM: (21) 2104-6200,
sipm.ouvidoria@marinha.mil.br ou ainda diretamente no aplicativo do SIPM, por meio de
denúncia na área de “Ouvidoria” (aberta a qualquer cidadão) ou pelo “Fale Conosco”
(área de serviços interativos).