Logística e Transportes / Gestão da Produção / Gestão de Projetos

 




ūüďÖ 06/11/2019

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

13:45 ‚Äď 14:05

Aplicação da análise de confiabilidade humana a manobras de navios em portos.

14:05 ‚Äď 14:25

Proposta de modelo para otimização de um problema de produção e de transportes multiproduto, multiperíodo e por diferentes meios de transporte.

14:25 ‚Äď 14:45

Sistema de Medição de Desempenho: uma revisão terciária da literatura.

14:45 ‚Äď 15:05

Gest√£o das inspe√ß√Ķes na opera√ß√£o da usina de Itaipu Binacional.

15:05 ‚Äď 15:25

Análise de erro e métodos quantitativos de previsão de vendas: estudo de caso em uma fábrica de lubrificantes.

15:25 ‚Äď 15:40

Intervalo

15:40 ‚Äď 16:00

Shared Service Center: measuring performance from the perspective of the customer, supplier and theory.

16:00 ‚Äď 16:20

Aplicação da APR na gestão de risco em uma plataforma de carregamento de combustíveis.

16:20 ‚Äď 16:40

Integração da gestão de projetos e processos para implementação de um ERP.

16:40 ‚Äď 17:00

Abordagem sistêmica para solução de projetos complexos: implantação de um ERP em uma mineradora.

17:00 ‚Äď 17:20

Veículo série: Implantação do gerenciamento da qualidade em projetos de pintura automotiva biton.

 

ARTIGO 1: APLICA√á√ÉO DA AN√ĀLISE DE CONFIABILIDADE HUMANA A MANOBRAS DE NAVIOS EM PORTOS.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 13:45 ‚Äď 14:05

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Danilo Abreu (USP)

Marcos Maturana (LABRISCO)

Marcelo Martins (USP)

Siegberto Schenk (CONAPRA)

Resumo: Num contexto onde as dimens√Ķes dos navios s√£o crescentes, as manobras em portos tendem a se tornar cada vez mais arriscadas, em fun√ß√£o de resultarem em margens de seguran√ßa mais estreitas. Em fun√ß√£o disso, torna-se necess√°ria a melhoria cont√≠nua do desempenho dos operadores a bordo a fim de garantir a realiza√ß√£o da manobra sem incidentes ou acidentes. Com o intuito de analisar quais s√£o os principais fatores que influenciam no desempenho humano nas manobras em portos e, com isso, dar subs√≠dios √† tomada de decis√£o em a√ß√Ķes de melhoria, este artigo apresenta os avan√ßos na aplica√ß√£o da an√°lise de confiabilidade humana (ACH) por meio de redes Bayesianas √†s manobras de navios em portos. Uma vez que a maioria dos trabalhos semelhantes se concentra em torno da navega√ß√£o em mar aberto, uma das principais contribui√ß√Ķes deste trabalho diz respeito √† aplica√ß√£o da ACH focada nos acessos portu√°rios.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 2: PROPOSTA DE MODELO PARA OTIMIZA√á√ÉO DE UM PROBLEMA DE PRODU√á√ÉO E DE TRANSPORTES MULTIPRODUTO, MULTIPER√ćODO E POR DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE.

Tópico do Artigo: Logística e Transportes

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 14:05 ‚Äď 14:25

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Fabire Rezende (IME)

Orivalde J√ļnior (UFF)

Resumo: Este artigo tem por objetivo propor um modelo matem√°tico de programa√ß√£o linear que resolva um problema produ√ß√£o e de transportes com multiproduto, multiper√≠odo e por diferentes meios de transporte entre as plantas de uma f√°brica e seus clientes. Somado a isso, realizar um experimento computacional did√°tico utilizando o software de modelagem AIMMS. Foram criados dados fict√≠cios para testar e validar o modelo. Os resultados encontrados como solu√ß√£o √≥tima do problema foram analisados e discutidos, incorrendo em conclus√Ķes que apontam uma modelagem coerente.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 3: SISTEMA DE MEDI√á√ÉO DE DESEMPENHO: UMA REVIS√ÉO TERCI√ĀRIA DA LITERATURA.

Tópico do Artigo: Gestão da Produção

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 14:25 ‚Äď 14:45

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Gabriel Sim√Ķes de Oliveira (PUC-RJ)

Luiz Felipe Scavarda (PUC-RJ)

Edson da Costa Pinto Junior (PUC-RJ)

Resumo: Com o aumento da competi√ß√£o entre as organiza√ß√Ķes e eleva√ß√£o da complexidade de suas opera√ß√Ķes, a medi√ß√£o de desempenho torna-se uma importante ferramenta para auxiliar as tomadas de decis√Ķes que direcionar√£o o alcance dos objetivos em todos os n√≠veis da organiza√ß√£o. Ent√£o, o sistema de medi√ß√£o de desempenho (SMD) ganhou destaque entre os acad√™micos e praticantes da ind√ļstria, resultando em diversos frameworks que auxiliam o seu desenvolvimento. Consequentemente, diversos estudos sobre SMD, sobretudo Revis√Ķes Sistem√°ticas da Literatura, tamb√©m foram realizados. Entretanto, h√° uma car√™ncia de estudos que integrem as vis√Ķes das Revis√Ķes Sistem√°ticas da Literatura sobre a perspectiva do SMD. Neste contexto, este artigo tem como objetivo realizar uma primeira Revis√£o Terci√°ria da Literatura, a fim de identificar como este tema tem sido abordado pela academia atrav√©s de an√°lise dos objetivos e gaps das pesquisas. A Revis√£o Terci√°ria da Literatura foi executada a partir da an√°lise de 22 artigos (levantados na base de dados Web of Science e pela an√°lise de snowballing), onde foi detectada uma necessidade em estudar modelos que auxiliem na defini√ß√£o de indicadores de desempenho e na compreens√£o do SMD, deixando uma lacuna na abordagem das fases do ciclo de vida do SMD seguintes ao desenho.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 4: GEST√ÉO DAS INSPE√á√ēES NA OPERA√á√ÉO DA USINA DE ITAIPU BINACIONAL.

Tópico do Artigo: Gestão da Produção

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 14:45 ‚Äď 15:05

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Claudio Mota (Itaipu Binacional)

Paulo Zanelli Junior (Itaipu Binacional)

Ivan Arzamendia Escobar (Itaipu Binacional)

Marcio Kriger Lino (Itaipu Binacional)

Carlos Mieres (Itaipu Binacional)

Arsenio Esteche (Itaipu Binacional)

Resumo: O presente artigo trata da experi√™ncia da Usina Hidrel√©trica de Itaipu no campo de inspe√ß√Ķes operacionais em sua √°rea industrial. As inspe√ß√Ķes operacionais t√™m sido modernizadas contando com o apoio de ferramentas computacionais dedicadas e de mobilidade que t√™m permitido resultados contundentes na detec√ß√£o de anomalias em fase incipiente. Atualmente s√£o realizadas em Itaipu Binacional, atrav√©s do novo sistema Gerenciador de Inspe√ß√Ķes da Opera√ß√£o, em torno de 30.000 inspe√ß√Ķes mensais contando com, aproximadamente, 338.000 itens verificados. O volume de informa√ß√£o apresentado pelo sistema tem sido utilizado para a avalia√ß√£o da condi√ß√£o operacional dos ativos de Itaipu Binacional, avalia√ß√£o das equipes de execu√ß√£o das inspe√ß√Ķes operacionais e para aumentar a consci√™ncia situacional da planta para o corpo gerencial de Itaipu Binacional.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 5: AN√ĀLISE DE ERRO E M√ČTODOS QUANTITATIVOS DE PREVIS√ÉO DE VENDAS: ESTUDO DE CASO EM UMA F√ĀBRICA DE LUBRIFICANTES.

Tópico do Artigo: Gestão da Produção

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 15:05 ‚Äď 15:25

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Nathan Oliveira (Université de Bordeaux)

R√īmulo Jesus (UTFPR)

Danielle Prado (UTFPR)

Resumo: A previsão de demanda é parte integrante da gestão empresarial, antecipa a função produção e auxilia na tomada de decisão financeira, comercial e operacional. Diante de sua influência e da incapacidade de se eliminar os erros inerentes, este artigo tem o intuito de, através de um estudo de caso, analisar dados históricos de vendas de uma multinacional de energia, comparando os erros de previsão de vendas da empresa com os calculados através de modelos quantitativos simples. De acordo com a acurácia obtida e um coeficiente de variação (C.V.) das vendas menor que 0,4 para os produtos estudados, constatou ser possível adotar métodos simples de previsão de vendas. Assim como, para um C.V. acima de 0,4 é possível concentrar maior atenção por parte da gerência. Como contribuição, tem-se o fato de que a implementação de modelos sofisticados de previsão de vendas nem sempre é indispensável para a obtenção de melhor acurácia na previsão de vendas, mesmo em uma organização de grande porte.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 6: SHARED SERVICE CENTER: MEASURING PERFORMANCE FROM THE PERSPECTIVE OF THE CUSTOMER, SUPPLIER AND THEORY.

Tópico do Artigo: Gestão da Produção

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 15:40 ‚Äď 16:00

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Nathan Oliveira (Université de Bordeaux)

Thiago Lima (Marinha do Brasil)

R√īmulo Jesus (UTFPR)

Danielle Prado (UTFPR)

André Oliveira (Souza Cruz)

Resumo: Shared service centers have become one of the most discussed models and have been widely diffused by companies. It helps to reduce costs and to standardize operational processes, bringing more efficiency. But there is still a dilemma under its performance, the gain in processes centralization and especially when compared to outsourcing services. The intention of this article is to demonstrate the various perceptions of this model, comparing the views of the client, the supplier and the available theory. A bibliographic review and a case study were applied and demonstrated that in shared service center, the specialisation workforce is a strong ally. Also it centralized the processes with scale gain, eliminated distance between the units, improved the information technology processes and improved communication. The case study and analysis made also can be used by professionals who consider joining such business model into their institution.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 7: APLICA√á√ÉO DA APR NA GEST√ÉO DE RISCO EM UMA PLATAFORMA DE CARREGAMENTO DE COMBUST√ćVEIS.

Tópico do Artigo: Gestão de Projetos

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 16:00 ‚Äď 16:20

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Marcone Freitas dos Reis (SENAI CETIQT)

Jorge Freitas de Paula J√ļnior (SENAI CET)

Marcos dos Santos (IME)

Angélica Lima (Senai Cetiqt)

Resumo: A distribui√ß√£o de combust√≠veis √© fundamental para a garantia do abastecimento nacional, o consumo de combust√≠veis no Brasil continua aquecido, mesmo com constantes varia√ß√Ķes no valor de comercializa√ß√£o de alguns produtos. Em virtude desta movimenta√ß√£o, temos impacto positivo no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), no que diz respeito √† comercializa√ß√£o destes produtos. Al√©m da comercializa√ß√£o, grandes institui√ß√Ķes v√™m investindo em infraestrutura devido ao elevado grau de risco e complexidade em suas opera√ß√Ķes. O presente estudo empreende em t√©cnicas de an√°lise qualitativas e quantitativas de gest√£o de riscos, baseada em dados operacionais, al√©m de pesquisa de campo, explorat√≥ria e descritiva. Atrav√©s da aplica√ß√£o da ferramenta APR (An√°lise Preliminar de Risco), foi poss√≠vel avaliar o cen√°rio e evidenciar os potenciais riscos, em uma plataforma de carregamento de produtos perigosos. A boa gest√£o na implementa√ß√£o das recomenda√ß√Ķes sugeridas contribuir√°, principalmente, no aumento do n√≠vel de seguran√ßa para os colaboradores e prestadores de servi√ßo, na manuten√ß√£o da operacionalidade de maneira geral. Conforme an√°lise cr√≠tica realizada, ficou claro a exist√™ncia de riscos na plataforma de carregamento de caminh√Ķes tanques com os produtos comercializados, o que permitiu propor melhoria na √°rea de atua√ß√£o estudada.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 8: INTEGRAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM ERP.

Tópico do Artigo: Gestão de Projetos

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 16:20 ‚Äď 16:40

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Nathan Oliveira (Université de Bordeaux)

Bruno Guerra (Université de Bordeaux)

R√īmulo Jesus (UTFPR)

Danielle Prado (UTFPR)

Resumo: A gestão organizacional integrada auxilia o alcance dos objetivos estratégicos da empresa, agregando valor aos clientes e criando vantagem competitiva. Deste modo, esse estudo visa apresentar uma abordagem para estruturação das interfaces entre projetos e processos em uma organização. Foi realizada uma pesquisa empírica com resultados interpretados à luz dos materiais teóricos e experimentais levantados na revisão bibliográfica. Assim, foram apontadas as principais diferenças entre os dois conceitos na implementação de um ERP. Esta visão integrada foi base para a identificação de iniciativas de melhoria, definição de critérios de prioridade e maximização das probabilidades de sucesso, além de dar suporte a gestão e a visão de longo prazo da empresa.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 9: ABORDAGEM SISTÊMICA PARA SOLUÇÃO DE PROJETOS COMPLEXOS: IMPLANTAÇÃO DE UM ERP EM UMA MINERADORA.

Tópico do Artigo: Gestão de Projetos

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 16:40 ‚Äď 17:00

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Nathan Oliveira (Université de Bordeaux)

Bruno Leite (Souza Cruz)

R√īmulo Jesus (UTFPR)

Danielle Prado (UTFPR)

Resumo: A efetividade do projeto est√° diretamente relacionada com suas diretrizes iniciais e a fase de planejamento, sendo fundamentais para o sucesso do projeto. O grande desafio √© definir solu√ß√Ķes vi√°veis e sustent√°veis, visto que a complexidade dos cen√°rios atualmente exige an√°lises bem elaboradas para avalia√ß√£o de riscos e poss√≠veis impactos nos stakeholders. Deste modo, as abordagens sist√™micas v√™m auxiliar, especialmente sobre as vari√°veis qualitativas do cen√°rio, analisando a influ√™ncia das partes envolvidas, ponderando seus diferentes objetivos e considerando os efeitos colaterais das a√ß√Ķes, se mostrando uma ferramenta relevante para o gestor de projetos. Este trabalho tem como objetivo utilizar este modelo para interven√ß√£o em projetos complexos, onde, atrav√©s de um estudo de caso, contemplou-se um projeto de implanta√ß√£o de um ERP em uma mineradora. O artigo apresentou uma solu√ß√£o efetiva sob diferentes perspectivas, considerando as diferentes partes interessadas envolvidas e auxiliando a comunidade acad√™mica com um m√©todo padronizado e simplista para tomada de decis√Ķes em ambientes complexos.

Download Artigo Completo

 

ARTIGO 10: VE√ćCULO S√ČRIE: IMPLANTA√á√ÉO DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE EM PROJETOS DE PINTURA AUTOMOTIVA BITON.

Tópico do Artigo: Gestão de Projetos

Data: 06/11/2019

Hor√°rio: 17:00 ‚Äď 17:20

Local: Ed. Rademaker ‚Äď Sala 334

Autores:

Isabella Ribeiro (UERJ)

Camila Silveira (UESP)

Resumo: Com o crescimento da ind√ļstria automobil√≠stica no Brasil, o mercado se faz cada dia mais competitivo, exigindo das empresas pre√ßo, qualidade e principalmente itens diferenciados. No ano de 2017 uma montadora de Porto Real decidiu por desenvolver um projeto de reestiliza√ß√£o de um ve√≠culo s√©rie atrav√©s da pintura automotiva Biton, que deveria ser lan√ßado em nove meses. A dire√ß√£o da empresa estipulou o estilo, tempo e custo do projeto utilizando uma equipe pr√©-existente da f√°brica. Ao longo de seu desenvolvimento muitos problemas de produ√ß√£o e qualidade foram enfrentados sendo necess√°rio o engajamento das pessoas e novas contrata√ß√Ķes. Este estudo √© de natureza aplicada, caracterizado por ter objetivos descritivos e abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso. A finalidade deste trabalho √© apresentar como foi a implanta√ß√£o do projeto automotivo de pintura biton, seus problemas e solu√ß√Ķes referentes ao gerenciamento da qualidade, baseado no guia PMBOK.

Download Artigo Completo