Pular para o conteúdo principal

O projeto PEM para a Região Marinha do Sudeste do País contempla as áreas marinhas adjacentes aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, incluindo a Elevação do Rio Grande e a cadeia de Vitória - Trindade, cobrindo 2,4 milhões de km², o correspondente a 42% da Amazônia Azul. É financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 12 milhões. A equipe responsável pelos estudos é composta pelo Consórcio Sudeste Azul, formado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a empresa Environpact Sustentabilidade, além de diversos consultores da Academia.

Os estudos iniciaram em junho de 2025 e o projeto terá 3 anos de duração. Posteriormente, no mês de outubro de 2025, ocorreram eventos de lançamento nos estados da Região, com o objetivo de divulgar o Plano de Trabalho e mobilizar atores. Os eventos contaram com a participação do MPF, entidades privadas, Academia e representantes de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), contabilizando cerca de 250 pessoas.

O projeto já entregou os primeiros produtos (Material Informativo, Levantamento de Legislações e Mapeamento de Habitats e Serviços Ecossistêmicos), sendo que os dois últimos ainda estão em revisão.

Todos estão disponíveis para consulta no menu "Produtos elaborados" do Projeto PEM Sudeste.

Em breve serão disponibilizados para análise pelo CE-PEM os Cadernos Setoriais e posteriormente também serão divulgados em nosso site.

Atualizado em 13 de maio de 2026.