Picadas de Insetos

Ser picado por um inseto é sempre chato. Dependendo de quão alérgica é a pessoa, a picada pode causar uma reação grave. Por essa razão, vamos explicar por que ocorre a reação alérgica e quais são os sintomas.

Após a picada, quando os agentes entram em contato com seu corpo, o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) entra em ação e libera, no local, substâncias inflamatórias, tais como a histamina. Ela é liberada como uma resposta às enzimas estranhas. Quanto mais histamina é liberada, maior é a reação.

Pessoas mais sensíveis (como crianças) podem apresentar alguns sintomas de alergia leve no local da picada:

  • Vermelhidão e inchaço;
  • Dor ou coceira intensa; e
  • Saída de um líquido transparente.

Nesses casos, para alívio momentâneo, antes dos cuidados médicos, pode-se usar hidratante ou vaselina para aliviar a coceira e gelo para amenizar a vermelhidão ou o inchaço.

Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica exagerada, chamada choque anafilático, e, nesses casos, é muito importante ir imediatamente ao hospital se surgirem sinais como:

  • Sensação de desmaio;
  • Tonturas ou confusão;
  • Inchaço do rosto e da boca; e
  • Dificuldade em respirar.

Normalmente, a reação alérgica leve é tratada com medicamentos antialérgicos comuns, mas que devem ser prescritos por um médico. Quando a alergia à picada de inseto ocorre no nível mais grave, somente o serviço de emergência médica poderá tratar o paciente. Esses casos exigem medicamentos específicos, que serão administrados pelo médico.

Se você já sofreu uma reação alérgica à picada de inseto, marque uma consulta com um alergologista. Além de classificar seu grau de alergia, ele também poderá lhe orientar sobre a prevenção em caso de reações graves.


Eller Daniel B. HERINGER Bussato
Primeiro-Tenente (Md)
Conselho Editorial do Saúde Naval