O maior órgão do corpo humano merece todo o seu cuidado.

Enviado em: 19/11/2020

image

Você sabe qual é o maior órgão do corpo humano? Talvez você esteja pensando que são os pulmões, intestinos ou até mesmo o cérebro, mas o maior órgão é a pele e, por isso, ela precisa de uma atenção especial.

Uma pele saudável precisa de cuidados e a pele de alguém que está doente, seja em casa ou no hospital, merece ainda mais cuidado.

A idade, a presença de alguns problemas de saúde, o fato de estar de cama (acamado) ou com algumas restrições para se movimentar podem favorecer o aparecimento de feridas na pele. Essas feridas são chamadas de Lesões por Pressão e podem ocorrer em vários lugares do corpo, em especial onde existem saliências ósseas. Elas são dolorosas e custam a sarar, por isso, a melhor forma de cuidar da sua saúde é prevenindo as lesões.

Aqui vão algumas dicas para evitar o aparecimento das lesões:

  • Mantenha a pele hidratada passando algum creme que você já esteja acostumado a usar;
  • Se alimente bem e beba bastante água;
  • Tente se movimentar de tempos em tempos. Caso não seja possível sozinho, um familiar ou alguém da equipe de saúde deve te ajudar a se movimentar a cada 2 horas; e
  • Se estiver usando fralda, avise sempre um familiar ou a equipe de saúde para não permanecer com ela úmida por muito tempo.

Se você observar a presença de lesões na sua pele ou na pele de um familiar, busque imediatamente ajuda profissional. E lembre-se sempre: prevenir é melhor do que remediar.

A prevenção é fundamental. Por isso, proteja-se, use preservativo e trate adequadamente caso os sintomas apareçam. Cuide da sua saúde, cuide de você. 17 de outubro – Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

Dia 21 de Novembro – Dia Mundial de Prevenção da Lesão por Pressão.


Ana Paula Carvalho Orichio
Capitão de Mar e Guerra (S)
Assessora de Segurança do Paciente do HNMD





Veja também: