#VamosEmFrente. Juntos.

Enviado em: 28/07/2020 | Atualizado: 01/08/2020 às 01:34



Durante o período do novo coronavírus, o Sistema de Saúde da Marinha se reorganizou para cuidar da Família Naval. Um esforço que envolveu profissionais, espaços físicos e procedimentos.

Ao longo da história, a Marinha do Brasil enfrentou várias missões e, para vencê-las, precisou de pessoas. O novo coronavírus desafiou todos os Sistemas de Saúde do mundo e onde estávamos? Cuidando e protegendo a Família Naval.

Daqui a pouco, os atendimentos no Ambulatório e nas Policlínicas do Rio de Janeiro e de Niterói serão retomados e, novamente, contamos com você. Você será direcionado para o Serviço de Medicina Integral (SMI), onde será cuidado, e, caso necessário, a equipe médica fará o encaminhamento correto com uma guia para que possa dar prosseguimento ao seu tratamento.

Ressaltamos que o Hospital Naval Marcílio Dias atenderá apenas os casos graves de alta complexidade e os pacientes da Covid-19. Caso não se enquadre nessas situações ou não tenha guia de encaminhamento, não vá direto para o HNMD. Ao fazer sua parte, você cuida da Família Naval e de si mesmo.

Atenção às orientações que devem ser seguidas antes de ir, durante sua permanência e quando acabar o seu atendimento nas OM de saúde.

Dia 3 de agosto é a data prevista para que o Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e de Niterói retomem suas atividades. Posteriormente, será a vez do HNMD e da Odontoclínica. Atenção, atendimentos nessas unidades serão realizados somente com Guia de Encaminhamento, por isso, não vá direto. As demais regiões do país seguirão as orientações locais de atendimento em saúde.

Os usuários que estiverem marcados a partir do dia 3 de agosto manterão os seus agendamentos. Já aqueles que tiveram os procedimentos cancelados durante o período do novo coronavírus devem se dirigir ao Serviço de Medicina Integral (SMI) da Policlínica ou do Ambulatório para fazer avaliação e receber o encaminhamento necessário.

Tratamentos continuados não foram interrompidos. Os demais casos devem se dirigir ao SMI para avaliação e encaminhamento, recebendo a atenção que todos merecem.

Ao chegar às OM, os usuários terão a temperatura aferida e, caso tenham febre, serão encaminhados a uma triagem específica. Além disso, será feito o monitoramento do número de pessoas dentro dos ambientes para evitar aglomerações.

Mantenha sempre as medidas de prevenção da COVID-19:

  • Use máscara o tempo todo;
  • Não chegue com muita antecedência para o seu atendimento;
  • Evite trazer acompanhante e, se realmente necessário, que essa pessoa não seja do grupo de risco;
  • Respeite o distanciamento social;
  • Utilize, de preferência, as escadas;
  • Não compartilhe objetos pessoais, como celular;
  • Leve, sempre, um frasco de álcool em gel; e
  • Ao chegar em casa, separe a roupa usada para lavar e tome banho.


#VamosEmFrente. Juntos.




DÚVIDAS GERAIS Atendimento


Não há recomendação de mudanças nos preparos dos pacientes para realização de exames em função da COVID-19. Mas, em caso de dúvidas, entre em contato com o setor responsável pelo exame na unidade de saúde onde o mesmo estiver agendado.

O Serviço de Estabilização do Paciente da PNN continua ofertando assistência médica 24 horas em todos os dias da semana.

O Sistema de Saúde da Marinha está se preparando para ofertar assistência segura. Por isso, até o presente momento, não há orientações para os demais Distritos Navais.




SMI - Serviço de Medicina Integral Atendimento


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – DE 2ª A 6ª FEIRA
  • SMI PNNSG: 07:00 às 18:00
  • SMI PNCG: 07:30 às 16:15
  • SMI PNN: 07:00 às 18:00
  • SMI ANP: 07:30 às 16:15

É um serviço criado para o conforto e a praticidade da Família Naval, onde o usuário será prontamente atendido por um corpo médico treinado e capacitado a resolver a maioria dos seus problemas de saúde, sem necessidade de marcação de consulta.

Todos os usuários do Sistema de Saúde da Marinha do Brasil, regularmente inscritos com direito à AMH - Assistência Médico Hospitalar poderão fazer uso desse serviço.

No Rio de Janeiro, esse Serviço está disponível no Ambulatório Naval da Penha e nas Policlínicas Navais Nossa Senhora da Glória, de Campo Grande e de Niterói.

O Serviço de Medicina Integral está disponível para o seu pronto atendimento e avaliação do seu caso, sem a necessidade de agendamento, mas, mesmo assim, após a avaliação médica, se ainda for necessária a avaliação de um especialista, o paciente será encaminhado.

As receitas médicas ou odontológicas de medicamentos simples de uso contínuo tiveram a validade ampliada. A lei nº 14.028/2020 determinou que o receituário tenha validade pelo menos enquanto durarem as medidas de isolamento em função do período da Covid-19.

A extensão de prazo não se aplica ao receituário de medicamentos controlados. Dessa forma, antibióticos, antidepressivos e remédios de controle, incluindo os de tarja preta, tiveram as regras mantidas. Para mais informações, veja a Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa (nº 357/2020), que estende, temporariamente, as quantidades máximas de medicamentos sujeitos a controle especial permitidas em Notificações de Receita e Receitas de Controle Especial.

O Serviço de Medicina Integral está aqui para ajudá-lo também nessas situações. Após avaliação médica criteriosa do caso, a receita será revista e, caso esteja sob controle, poderá sem mantida ou atualizada.

O Serviço de Medicina Integral estará disponível para atendê-lo, avaliando seus exames e definindo a melhor conduta, tratamento e acompanhamento para o seu caso.

Provavelmente seu caso já foi resolvido junto ao especialista, estando sob controle, sendo reencaminhado de volta a este serviço para manter o acompanhamento com mais conforto, tranquilidade e praticidade.

Fique tranquilo, as especialidades sempre estarão disponíveis ao usuário, caso o médico do SMI perceba a necessidade de avaliação junto ao especialista, você será encaminhado.

Sim. No SMI, o acompanhamento de cada pessoa é único e, por isso, você tem um atendimento integral e humanizado.

Todos os pacientes devem procurar o Serviço de Medicina Integral (SMI), mesmo aqueles que já possuem encaminhamento. No SMI, um médico irá atendê-lo sem necessidade de agendamento e, caso necessário, providenciará o referenciamento a uma clínica especializada. Esta reorganização é mais uma medida para a segurança dos usuários, evitando as aglomerações nas unidades hospitalares.

Todos os pacientes devem procurar o Serviço de Medicina Integral, mesmo aqueles que já possuem encaminhamento. No SMI, um médico irá atendê-lo sem necessidade de agendamento e, caso necessário, providenciará o referenciamento a uma clínica especializada para avaliação sobre a psicoterapia.

O Serviço de Medicina Integral oferta assistência médica. As unidades de atenção básica (Policlínicas e o Ambulatório Naval da Penha) possuem um Serviço de Pronto Atendimento para atendimento das urgências odontológicas ou, caso não se trate de uma urgência, o usuário deve procurar a unidade de atenção básica mais próxima e agendar uma consulta odontológica.




Centro de Perícias Médicas da Marinha - CPMM Atendimento


Todas as modalidades de Inspeção de Saúde que estavam suspensas, ou que tiveram suas validades prorrogadas, serão retomadas, entretanto, em função das medidas sanitárias ainda vigentes, os agendamentos deverão ser realizados por contato telefônico com a OM sede da Junta de Saúde (JS) ou Médico Perito Isolado (MPI) responsável por sua perícia.

Se for militar ou servidor civil da ativa, ou ainda militar prestando TTC, certifique se que já foi apresentado formalmente para a Inspeção de Saúde. Em seguida, entre em contato telefônico com o Médico Perito Isolado ou com a Junta de Saúde que apoia a sua OM, para que seja feito o agendamento. Se sua perícia for realizada no Centro de Perícias, entre em contato da seguinte forma:

  • Controle Periódico de militar com restrições / Verificação de Deficiência Funcional / Término de Incapacidade e de Restrições / Missão Antártica / Servir em Localidade Deficiente em Assistência Sanitária) pelo RETELMA 8184-3263 ou pelo e-mail ronney.cesar@marinha.mil.br;
  • Inspeções de Saúde referentes a militares que desempenham Atividades Especiais: RETELMA 8184-3237 ou pelo e-mail jaceilton.souza@marinha.mil.br;
  • Recursos de 1ª Instância e Inspeções de Saúde de militares que se encontram pela Junta Superior Distrital pelo RETELMA 8184-3237 ou pelo e-mail santos.raquel@marinha.mil.br.

Se for militar ou servidor civil veterano, pensionista ou dependente, uma vez recebida a correspondência com as orientações para dar início à perícia para concessão de benefícios, entre em contato telefônico com a Junta de Saúde. Se sua perícia for realizada no Centro de Perícias, ligue para (21) 2126-5338 ou entre em contato pelo e mail cpmm.secjrs1@marinha.mil.br para fazer o agendamento.

O tratamento da sua saúde é prioritário. Procure atendimento médico assistencial e entre em contato telefônico com o Médico Perito Isolado ou com a Junta de Saúde para reagendamento.

Somente o Médico Perito Isolado ou a Junta de Saúde em que a perícia foi iniciada, poderão avaliar o que será necessário para a conclusão da sua Inspeção de Saúde. Entre em contato por telefone previamente, para receber instruções.

Sim, porém a realização da Inspeção de Saúde requer apresentaçã o formal pela Divisão de Pessoal da sua OM.

Os menores de idade, idosos/vulneráveis, portadores de deficiência física ou mental podem comparecer acompanhados, entretanto será permitida a entrada de apenas um acompanhante.

Entre em contato por telefone com a Junta de Saúde para receber as orientações.

Ao apresentá-lo para Inspeção de Saúde, a OM poderá solicitar prioridade de agendamento, explicitando o motivo.

    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
  • 2ª A 6ª FEIRA - 07:00 às 15:00




Hospital Naval Marcílio Dias – HNMD Atendimento



    HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
  • 2ª a 6ª - 07:00 às 15:00
  • Emergência 24H

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratamento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratamento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratamento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratamento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratamento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratam ento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

O Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) está atendendo, no momento, apenas os pacientes da Covid-19, os casos graves de alta complexidade e os pacientes internados para tratamento.

Procure o Serviço de Medicina Integral (SMI) do Ambulatório e as Policlínicas do Rio de Janeiro e Niterói para que possa ser atendido e receber a orientação correta para o seu caso.

Procure a avaliação do Centro de Triagem COVID-19 do HNMD, que funciona em sistema de pronto atendimento em horário integral, situado em frente ao Serviço de Emergência.

Não interrompa seu tratamento. O HNMD vem adotando medidas sanitárias para reduzir o risco de contaminação e garantir a segurança de tratamentos de saúde essenciais de alta complexidade.

Procure a Unidade de Saúde da Marinha mais próxima de você, seja o Ambulatório Naval, Policlínica ou o Serviço de Emergência do Hospital Naval Marcílio Dias para avaliação do seu caso.

Procure a Emergência Ortopédica, situada no Bloco B do Hospital Naval Marcílio Dias para avaliação do caso.

Sim. O HNMD está recebendo doações de sangue de segunda à quinta das 7h às 13h e sexta das 7h às 12h (exceto feriados), mediante agendamento, para evitar aglomerações de pessoas e para manter as medidas sanitárias de distanciamento, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Telefones: (21) 2599-5481 e 2599-5482.

A coleta de sangue do Laboratório do HNMD, em virtude da pandemia, está direcionada apenas a pacientes graves, em quimioterapia, controle de anticoagulante, coleta de exame micológico e exames genéticos, no horário das 7h às 9h.

O Serviço de Psicologia do HNMD faz acompanhamento psicológico em nível ambulatorial somente a pacientes que se encontram em tratamento de saúde de alta complexidade, como quimioterapia, hemodiálise etc.

Para tratamento psicoterapêutico de ansiedade, assim como de depressão, transtorno de pânico etc., o(a) Sr.(a) tem à sua disposição a UISM e o Ambulatório ou Policlínica Naval mais perto de sua residência.

Em caso de militares da ativa, podem procurar o Espaço de Consciência e Cuidado (ECC), que funciona no HCM.

No momento, conforme orientado no BONO, o HNMD está atendendo prioritariamente os casos graves de alta complexidade e os pacientes da COVID 19.

Para o atendimento nutricional, o senhor poderá procurar a Policlínica Nossa Senhora da Glória, Niterói, Campo Grande ou Ambulatório da Penha.

O atendimento para crianças/adultos/idosos, na seção de diagnóstico audiológico, está reservado apenas aos casos que se enquadrem em critérios de urgência (traumas, pré-operatórios, perdas súbitas, paralisia facial...).

Entre em contato com a Central de Marcação de Consultas do CMAM. Atualmente, em virtude da pandemia, a assistência fonoaudiológica encontra se voltada para o cuidado ao paciente internado com COVID-19.

O Serviço de Fisioterapia do HNMD não realiza atendimento ambulatorial de fisioterapia traumato-ortopédica ou neurológica. No momento, o Serviço de Fisioterapia do Hospital Naval Marcílio Dias está amplamente voltado à pandemia de COVID-19, fazendo frente aos atendimentos dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e Enfermarias.

Orientamos que entre em contato com a Central de Marcação de Consultas do CMAM para agendar sua consulta.

Sim, o Hospital Naval Marcílio Dias possui o ambulatório especializado de fisioterapia cardiopulmonar onde deverá ser agendada uma avaliação, presencialmente, no 4º andar do prédio ambulatorial, no Serviço de Fisioterapia.

Será elaborado um plano de tratamento e de exercícios de fisioterapia de alta complexidade para os pacientes que tiveram COVID 19, precisaram ficar internados e evoluíram com comprometimento pulmonar. Suas dúvidas podem ser tiradas no telefone (21) 2599-5599 (R. 5299).

Mantenha os números de telefone atualizados no setor de internação e aguarde o contato da Central de Informações, que é realizado diariamente, das 13h às 21h.

No momento, estão sendo realizadas excepcionalmente as entrevistas para laqueadura no parto. As demais demandas estão temporariamente suspensas devido à pandemia.

Em todas as Policlínicas, os Centros de Triagem serão mantidos como estratégia de identificação precoce de usuários com sintomas de doenças respiratórias, sejam casos suspeitos ou confirmados para COVID-19, oportunizando o fluxo desses usuários para atendimento adequado.