Serviço Social

Saúde MentalCartilha de Saúde MentalDenguePoliomeliteSMI

 

Serviço Social

 

 

O que é Serviço Social?

O Serviço Social é uma profissão que atua na realidade social dos usuários, por meio do atendimento de demandas, elaboração de pesquisas e construção de propostas. É uma área de conhecimento inserida na divisão sociotécnica do trabalho, de caráter crítico, que emprega instrumental científico interdisciplinar das ciências humanas e sociais, para análise e intervenção nas diversas manifestações da “questão social”. Seus principais propósitos são: atuar nas relações sociais, por meio de ações de cunho socioeducativo e de prestação de serviços; e capacitar o usuário para lidar com as suas necessidades. Para tanto, emprega recursos institucionais específicos, buscando garantir o acesso a bens e serviços, contribuindo, dessa forma, para a melhoria da qualidade de vida.

 

O que é SAS-H?

O Serviço de Assistência Social Hospitalar (SAS-H) é um setor do HNSa, que constitui um Órgão de Execução do Serviço de Assistência Social ao Pessoal da Marinha (OES), destinado a prestar atendimento em Serviço Social.

 

Qual o público atendido?

Militares e servidores civis que servem no HNSa e seus dependentes, pacientes internados ou em atendimento ambulatorial e seus familiares.

 

Como funciona o atendimento?

Para os pacientes internados, o atendimento ocorre por meio de visita da Assistente Social no leito ou junto aos familiares e acompanhantes na sala do SAS-H. Pacientes em acompanhamento ambulatorial com demandas espontâneas são acolhidos imediatamente ou podem agendar o atendimento inicial. Pacientes do Programa de Medicamentos Especiais e Planejamento Familiar são atendidos, conforme agendamento prévio. Para a tripulação, o atendimento é agendado, exceto em situações inopinadas.

 

Quais as principais atividades desenvolvidas pelo SAS-H?

O Serviço Social também realiza atividades coletivas de cunho preventivo e educativo, como palestras e rodas de conversas sobre temas diversificados para a tripulação do HNSa. Desenvolve ações como contação de histórias, musicoterapia, Terapeutas do Riso e “Quartas do Sax “(apresentação musical) para os pacientes internados, também conduz ações preventivas e campanhas junto aos pacientes ambulatoriais e outras atividades coletivas em parceria com o Núcleo de Humanização.

Horário de atendimento: Segunda à quinta-feira das 07:00h às 13:00h.

E-mail:hnsa.servicosocial@marinha.mil.br

Telefone: (71) 3415-2548 / (71) 98791-0620