Responsabilidade Social

ACISO

É o conjunto de atividades desenvolvidas, normalmente em caráter temporário, com a finalidade de auxiliar as comunidades a solucionar os seus problemas mais prementes, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário do cidadão. As ações cívico-sociais na área do Comando do 2DN são realizadas por uma equipe multiprofissional do HNSa composta por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos e técnicos(de enfermagem, laboratório e higiene dental) em parceria com o Grupamento de Fuzileiros Navais, responsáveis pelo apoio logístico. Estas operações são de extrema importância para a sociedade baiana que, na maioria das vezes, têm, com a presença da Marinha, a oportunidade de receber um atendimento médico- odontológico adequado, além de palestras sobre prevenção/promoção à saúde e atividades navais. Tais ações são realizadas em locais como igrejas, escolas e propriedades rurais na área de Salvador e outros municípios baianos, em parceria com a prefeitura local e/ ou entidades filantrópicas.

DENGUE

Considerando a dengue uma das mais importantes doenças epidêmicas da atualidade e seu grande impacto econômico, social e de saúde pública, o Hospital Naval de Salvador capacita e mobiliza militares para atuarem no combate à doença. No âmbito preventivo, a Marinha do Brasil destaca bimestralmente cinquenta militares das OMs do Comando do 2DN em Salvador para realizar atividades de pesquisa, eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypt, e orientação da família naval quanto as medidas de prevenção e controle da epidemia. No âmbito assistencial, a equipe multiprofissional está capacitada para atuar na própria OM, assim como apoiar a Secretaria de Saúde do Estado em outros estabelecimentos de saúde nas situações emergenciais.

CAMPANHAS DE VACINAÇÃO

As campanhas de vacinação realizadas pelo Hospital Naval de Salvador visam contribuir com a prevenção de enfermidades que interferem no desenvolvimento de atividades da população em foco, reduzindo assim a morbimortalidade por doenças e infecções imuno-previníveis. Para viabilidade deste evento, a coordenação do Programa de Imunização conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado, que disponibiliza vacinas para realização das seguintes atividades:

  • Campanha contra Poliomielite em crianças menores de cinco anos;
  • Campanha contra gripe comum em idosos maiores sessenta anos;
  • Campanha contra gripe pandêmica (H1N1) em grupos prioritários;
  • Aplicação das doses do calendário adulto para regularização vacinal dos militares.

Os benefícios desta ação são evidentes na medida em que influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas e no surgimento de novas iniciativas da sociedade naval em prol da melhoria da assistência à saúde.

 

Erro | HNSa