Odontologia

Saúde MentalCartilha de Saúde MentalDenguePoliomeliteSMI

Horário de Funcionamento

 Segundas às Quintas-Feiras – 07:00h às 18:00h; Sexta-Feira 07:00 às 16:00h

 

Quem pode ser atendido na Odontologia?

Usuários do FUSMA: Militares da ativa, inativos, ex-combatentes, civis(antiga ANSA), pensionistas e seus dependentes, devidamente regularizados.

É necessária a apresentação do cartão de identidade emitida pela MB, o cartão do FUSMA para os menores ou algum outro protocolo dentro da validade.

Especialidades desenvolvidas

Semiologia, Dentística, Prevenção, Cirurgia,  Periodontia, Endodontia, Prótese, Odontopediatria( incluindo Clínica de Bebês), Imaginologia Dento-Maxilo-Facial, Implantodontia, Odontologia Hospitalar e Ortodontia – De acordo com a DGPM 401.

Fluxo do Tratamento

Excluindo-se as urgências, os demais atendimentos serão com consultas agendadas.

O tratamento na Divisão de Odontologia é sequencial e por especialidades. O paciente será atendido em uma especialidade para avançar o tratamento na próxima. Por exemplo: é necessário terminar a profilaxia para começar as restaurações ou é necessário terminar o canal para começar a prótese.

Urgências

Os casos de urgências odontológicas serão atendidos em caráter prioritário. Para tanto, dispomos todos os dias de um dentista de sobreaviso que, após a identificação do paciente, realizará a consulta ou procedimento por ordem de chegada, a qualquer hora do dia ou da noite.

Fora da rotina normal, após prévia identificação na Emergência do HNSa, onde será aberta a ficha de atendimento de emergência e caracterizando-se como urgência odontológica, o dentista de sobreaviso será acionado para realizar o atendimento.

 

Primeira vez na Odontologia do HNSa :

A semiologia será realizada por ordem de chegada em datas divulgadas nos quadros de avisos e recepção da Divisão de Odontologia. Durante a consulta será realizada a terapia básica periodontal (prevenção). Parte-se do princípio que realizar um bom diagnóstico permitirá priorizar os problemas a serem resolvidos e estabelecer planos de tratamento coerentes.

 

 

 

Marcação de Consultas:

 

Presencial, telefone e Whats App, tendo que estar de posse do plano de tratamento. As agendas das diferentes especialidades serão abertas no setor de agendamento do Hospital, na última semana de cada mês, para consulta no mês subsequente.

 

 

 

Horário de Atendimento:

Segunda à Quinta-feira das 07:00h às 18:00h e às Sextas-feiras das 07:00h às 16:00h. Urgências: 24 horas - Fora de horário normal de expediente, o paciente deverá dar entrada na emergência e após avaliação do médico, o Cirurgião-dentista de sobreaviso será acionado.

 

 

 

 

Emissão de Guias para atendimentos externos: o usuário deve entregar a solicitação durante o

horário de expediente e retirar a guia após oito dias, na odontologia.

 

 

 

Especialidades: 

Semiologia, Dentística, Prevenção, Cirurgia, Periodontia, Endodontia, Prótese, *Odontopediatria, Implantodontia, **Ortodontia e ***Odontologia hospitalar.

 

 

 

*Odontopediatria (Crianças) - Pacientes com idade até 12 anos incompletos serão atendidos diretamente na Odontopediatria, com marcação de consulta. Estes pacientes não passam pela semiologia.

 

 

 

**Ortodontia – Conforme a publicação DGPM-401, O HNSA oferece assistência ortodôntica através de tratamento realizado a bordo e por clínicas conveniadas, após inscrição e avaliação técnica. Este Hospital realiza as inscrições de pacientes na faixa etária de 09 a 16 anos.

 

 

 

***Odontologia Hospitalar - Para pacientes baixados na UTI e Alas. A equipe de enfermagem solicita o atendimento.

 

Indenização Hospitalar

De acordo com DGPM-401, 3º Rev., todos os procedimentos da Odontologia serão indenizados mediante desconto em Bilhete de Pagamento. As despesas serão calculadas de acordo com a Tabela de procedimentos do Ministério da Defesa. Procedimentos especiais ( implantes e cerâmica por exemplo) são indenizados em 100% com pagamento à vista ou parcelado em entendimentos estabelecidos diretamente entre o paciente e a clínica ou laboratório protético credenciada / contratada. Os titulares e seus dependentes diretos estarão sujeitos ao pagamento de vinte por cento (20%) das indenizações devidas pela AMH que lhes for prestada; e os dependentes indiretos e o filho, ex-dependente portador de doença crônica, indenizarão integralmente (100%) das indenizações devidas pela AMH que lhes for prestada.

 

 

Em caso de dúvidas, o usuário deverá ligar para (71) 3415-2471.

 

 

 

Contamos com a sua colaboração

Procure não faltar às consultas agendadas, isto gera transtornos ao seu tratamento e de outros pacientes, atualize seus telefones.

 

Apesar de atendermos com horário marcado, compreenda que pequenos atrasos por parte do dentista poderão ocorrer devido a imprevistos nos atendimentos que precedam ao seu.

 

Iniciaremos e terminaremos seu tratamento o mais rápido possível, sem contudo comprometer a qualidade e segurança dos atendimentos/ procedimentos.

 

Qualquer dúvida, insatisfação, sugestão poderão ser comunicadas pessoalmente, ao Encarregado da Divisão. Não sendo atendido, poderá utilizar a ouvidoria do Hospital.

 

A Odontologia é sua e existe para atendê-lo, entretanto, não podemos perder de vista o interesse da coletividade.

 

Nosso trabalho é científico, precisamos de tempo para bem atendê-lo.

 

DÊ TEMPO PARA SUA SAÚDE BUCAL