PALESTRA CENTRO DE ESTUDOS: SAÚDE MENTAL E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Na manhã de sexta-feira, 04 de agosto, no Auditório Almirante Eimar Delly de Araújo, as militares CT (S) FABÍOLA DE ALMEIDA LOPES COSTA e 1°Ten (Md) NATHÁLIA FREIRE BANDEIRA, da Unidade Integrada de Saúde Mental da Marinha (UISM), proferiram a palestra “Saúde mental e prevenção ao suicídio”. O evento contou com a presença do Diretor, C Alte (Md) CÉSAR AURÉLIO SERRA, do Vice-Diretor do Hospital, C Alte (Md) KLEBER COELHO DE MORAES RICCIARDI, da Encarregada do Serviço de Perícias Médicas, STELLA BEATRIZ KRÜGER e da tripulação do HNMD.

A palestra foi organizada pelo Serviço de Psicologia fazendo parte do calendário de atividades do Centro de Estudos que tem como objetivo a divulgação e disseminação de conhecimento científico e cultural desenvolvidos no âmbito do Hospital. Na ocasião, as profissionais enfatizaram a importância de entender que o suicídio é uma realidade e que pode afetar pessoas a nossa volta e o conhecimento é uma ferramenta relevante para reduzir as taxas de ocorrência.

Embora seja um assunto delicado, o suicídio é um problema de Saúde Pública e deve ser debatido para ampliar a conscientização sobre seus sintomas, suas causas e as formas de prevenção. Destaca-se que a abordagem das profissionais tratou de diversas particularidades da vida militar, com o importante objetivo de desestigmatizar os transtornos mentais, oferecer apoio, cuidados médicos e sociais.

 

Da esquerda para a direita, o Diretor do HNMD, C Alte (Md) Serra, as palestrantes CT (S) Fabíola Costa e 1°Ten (Md) Nathália Bandeira e o Vice-Diretor do HNMD, C Alte (Md) Ricciardi.