FUSMA

ATENDIMENTO FUSMA NA EAMCE

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA DOWNLOAD

ATENDIMENTO DE SAÚDE NA EAMCE

Horários de Atendimento ao Público em Rotina Normal
Recepção do FUSMA (3288-4756)
Manhã - 7h00 às 11h50
Tarde - 13h30 às 16h20

Laboratório (3288-4753)
 
Coleta:
 
Manhã - 07h00 às 09h00
 
Entrega de resultados:
Manhã - 09h00 às 12h00
Tarde -   13h30 às 16h20
 
Farmácia / SeDiMe (3288-4758)
Manhã - 08h00 às 12h00 (em dias de TFM - 9h30 às 12h00)

Tarde - Somente expediente interno.
 
Divisão de Medicina (3288-4751)
Manhã - 8h00 às 11h50
Tarde -  13h30 às 16h20

 

Triagem
 
Manhã - 7h00 às 11h45
Tarde - 13h30 às 16h20

Junta Regular de Saúde

Manhã - 7h00 às 11h50
Tarde - Somente expediente interno

Fisioterapia
Manhã - 8h00 às 11h50
Tarde - Somente expediente interno e atendimento a alunos
 
Odontologia
 Manhã - 7h00 às 13h00
 Tarde - 13h00 às 19h00

Gestoria do FUSMA (Auditoria)

Manhã - 8h00 às 11h45
Tarde - Somente expediente interno.
Horários de Atendimento ao Público em dias de Licença
 
Recepção do FUSMA
 
Manhã - 7h00 às 11h50
Tarde - 13h30 às 16h20

 

Laboratório

Coleta:

Manhã - 07h00 às 09h00

Entrega de resultados:
Manhã - 09h00 às 12h00
Tarde -   13h30 às 16h20

Triagem

Manhã - 7h00 às 11h45
Tarde - 13h30 às 16h20

Odontologia

Manhã - 7h00 às 13h00
Tarde -  13h00 às 19h00
 
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA MÉDICA

Não há atendimento de urgência e emergência no ambulatório da EAMCE. O Hospital Geral de Fortaleza (HGeF) passa por reformas e apresenta capacidade de atendimento reduzida nos setores de emergência, centro cirúrgico e internação, porém ainda permanece como preferência para atendimento aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha.
Os atendimentos de urgência e emergência poderão ser autorizados pelo serviço de gerenciamento de pacientes 24h da EAMCE, conforme a necessidade e indicação médica, nos Hospitais abaixo relacionados:

 

 

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA:

1)  Emergência em Clínica Médica
- Hospital Geral de Fortaleza (HGeF)
Av. Des. Moreira, 1500 - Aldeota, Fortaleza – CE. Telefone: (85) 3089-6200.
 
- Hospital Central de Fortaleza (Hospital SOS)
Av. Tristão Gonçalves 1367, Centro, Fortaleza-CE. Telefone: (85)4005-8400 / 4005-8408.

- Hospital Otoclínica
Av. Antônio Sales, 990 - Joaquim Távora, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3466-1133.

- Hospital São Camilo – Cura d'Ars
R. Costa Barros, 833 - Centro, Fortaleza – CE. Telefone: (85) 3464-7000.
 
2) Emergência Cardiológica:

 - Hospital Prontocárdio
 Av. Barão de Studart 560, Meireles, Fortaleza-CE Telefone (85) 3466-3001.
 
 - Hospital Otoclínica
  Av. Antônio Sales, 990 - Joaquim Távora, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3466-1133.
 
- Hospital São Camilo – Cura d'Ars
R. Costa Barros, 833 - Centro, Fortaleza – CE. Telefone: (85) 3464-7000.
 
3) Emergência Ortopédica:

- Hospital Central de Fortaleza (Hospital SOS)
Av. Tristão Gonçalves 1367, Centro, Fortaleza-CE Telefone (85)4005-8400 / 4005-8408.
 
- Hospital Otoclínica
Av. Antônio Sales, 990 - Joaquim Távora, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3466-1133.
 
4) Emergência Obstétrica:

- Hospital São Camilo Cura Dar's
R. Costa Barros 83, Centro, Fortaleza-CE Telefone (85) 3464-7020 / 3464-7000.

5) Emergência Psiquiátrica:

- Hospital Nosso Lar

Av. Carapinima 2380, Benfica, Fortaleza-CE Telefone (85) 3206-3556.

 

6) Emergência Oftalmológica:

- Instituto de Oftalmologia de Fortaleza
Av. Desembargador Moreira 2649, Dionisio Torres, Fortaleza-CE Telefone (85) 4011-2828.
 
7) Emergência em Otorrinolaringologia:

- Hospital Otoclínica
Av. Antônio Sales, 990 - Joaquim Távora, Fortaleza-CE. Telefone: (85) 3466-1133.

- Instituto de Oftalmologia de Fortaleza
Av. Desembargador Moreira 2649, Dionisio Torres, Fortaleza-CE Telefone (85) 4011-2828.

 

CONSULTAS E GUIAS NA EAMCE

Os atendimentos ambulatoriais na EAMCE serão realizados através de agendamento presencial (de 8h às 12h e de 13h30 às 16h00) ou pelo telefone (85) 3288-4756 (13h30 às 16h00);
 -  No setor de triagem: por determinação da Diretoria de Saúde da Marinha acontecerá a avaliação das solicitações de procedimentos de alta complexidade, estes, serão autorizados ou encaminhados conforme hierarquização do sistema de autorização de guias. Nos casos de procedimentos que precisam ser encaminhados para DSM/HNMD para posterior análise, o paciente agendará no setor de triagem consulta com o médico que realizará a solicitação do procedimento cirúrgico.

ATENDIMENTO NO HGeF
O Hospital Geral de Fortaleza do Exército Brasileiro localiza-se na Av. Desembargador Moreira 1500, Aldeota, Fortaleza-CE -Telefone (85) 3089-6257.

EMERGÊNCIA:
- Para o atendimento em caráter emergencial não se faz necessário nenhum tipo de encaminhamento da EAMCE.
- O paciente pode se direcionar ao Setor de Emergência do HGeF, munido da Identidade com NIP ou a declaração de dependente válida e documento de identidade válido com foto. Forma de atendimento: presencial por ordem de chegada ou gravidade no HGeF 24h.
 
 CONSULTAS ELETIVAS:
- A marcação de consultas eletivas é realizada no setor de marcação de consultas no HGeF;
- Horário de atendimento:
Manhã:
Segunda à Sexta-feira – 8h às 11h30
Tarde:
Segunda e Quarta– 13h30 às 15h30
Terça e Quinta – 13h30 às 14h30
Sexta– Não há atendimento.

 

Procedimentos para marcação:
1 - Para a marcação de consultas eletivas, o usuário deverá ter prontuário aberto no hospital (novo prontuário eletrônico). A abertura do prontuário deverá ser realizada no HGeF e o paciente deverá está munido da Identidade com NIP ou a declaração de dependente válida e documento com foto e tipagem sanguínea (ABO e RH);

2 -Estar de posse de encaminhamento médico com a indicação do atendimento;

3  - Apresentar a Identidade com NIP ou a declaração de dependente válida e documento com foto;

4 -Possuir número de prontuário no HGeF e fornecê-lo para a marcação da consulta.
Observação - As especialidades de Ginecologia, Obstetrícia, Urologia, Pediatria e Oftalmologia não necessitam de avaliação prévia ou encaminhamento por clínico geral.

Forma de atendimento: agendamento presencial por ordem de chegada no HGeF. O atendimento será realizado apenas no guichê com militar da Marinha.
 

ATENDIMENTO MÉDICO NA EAMCE

Estão disponíveis para atendimento pela EAMCE as seguintes especialidades:

1) Especialidades em que é necessário o encaminhamento médico para o atendimento (apresentar o encaminhamento na marcação, quando presencial, e trazer no momento do atendimento médico):
  •Acupuntura;
  •Cardiologia;
  •Endocrinologia; e
  •Psiquiatria.

2) Especialidades em que não é necessário apresentar encaminhamento médico para o atendimento:
  •Clínica Médica;
  •Dermatologia;
  •Oftalmologia (atendimento realizado no HGeF com médico da Marinha);

 OBS.: Os horários agendados poderão sofrer reagendamento prévio em virtude de necessidade do serviço militar. Portanto, solicitamos a todos os usuários que forneçam, no momento do agendamento, telefones válidos, a fim de possibilitar o contato nos casos em que for necessário o reagendamento.

ESPECIALIDADES DE APOIO A SAÚDE DISPONÍVEIS NA EAMCE:
 • Atenção Farmacêutica;
• Eletrocardiograma;
• Fisioterapia;
• Fonoaudiologia;
• Nutrição. 

Observação:

Para atendimento é necessário ser militar (ativo ou inativo), dependente ou pensionista da MB.
Estar de posse de documento com foto e NIP, possuir o pedido médico com a solicitação do exame complementar e/ou tratamento/acompanhamento com indicação clínica legível.

Atenção farmacêutica
- Para atendimento é necessário a prescrição e o encaminhamento médico para a avaliação pelo Farmacêutico (o atendimento deve ser agendado na Divisão de Apoio à Saúde).

Fisioterapia
- Para atendimento é necessário o encaminhamento médico e a avaliação pelo Fisioterapeuta. Agendamento: presencial Horário de atendimento: Segunda-feira de 07 às 12h e 13:30 às 16:30h; Terças, Quartas e Quintas de 7 às 12h; Sextas de 07 às 12h e 13:30 às 16:30h.
 
Eletrocardiograma
-Forma de atendimento: presencial e agendado. Agendamento: presencial ou através do telefone (85) 3288-4784.
-Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira de 7h as 12h; e das 13h as 16h.
-Entrega de Resultados:
Segunda a sexta-feira, das 13h as 19h.

Fonoaudiologia
-Para atendimento é necessário ser militar (ativo ou inativo), dependente ou pensionista da MB. Estar de posse de pedido médico com a solicitação do exame complementar ou acompanhamento com indicação clínica legível.(o atendimento deve ser agendado no FUSMA).

Nutrição
- Para atendimento é necessário ser militar (ativo ou inativo), dependente ou pensionista da MB.
(o atendimento deve ser agendado no FUSMA).

ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO:
- Para atendimento é necessário estar de posse de documento de Identidade/NIP ou declaração de dependente válida e ter realizado uma avaliação inicial pelo Cirurgião-Dentista de bordo disponível de Segunda-feira à Sexta-feira das 7h às 19h.
A avaliação inicial não precisa ser agendada, contudo, o tratamento necessário e as consultas subsequentes deverão ser agendadas.
O agendamento deverá ser feito presencialmente na Recepção do FUSMA. 
- Horário de atendimento:
- Segunda-feira à Sexta-feira das 7h às 19h (atendimento eletivo e de urgência).
- O atendimento de urgência ou emergência fora deste horário será realizado na Odontoclínica do Hospital Geral de Fortaleza (HGeF).

Especialidades Odontológicas Disponíveis na EAMCE:
1.Cirurgia Buco-maxilo-facial
2. Clínica Geral
3. Dentística
4. Endodontia
5. Odontopediatria
6. Prótese

SEDIME:
-Para atendimento no SEDIME o usuário deverá estar de posse de:
1) Receituário médico atualizado com no máximo 4 meses de emissão (ou 6 meses para receituários cadastrados com medicamentos integrantes do programa Saúde ao Seu Alcance – SSA);
2) Documento de Identidade ou declaração de dependente válido;
3) Ter margem consignável disponível ou quitar uma GRU no valor da compra realizada.
- Horário de atendimento:
De Segunda à Sexta-feira de 08h às 11h50h.
Telefone: (85) 3288-4758.

Programa Saúde ao Seu Alcance (SSA):
O Saúde ao Seu Alcance (SSA) tem como meta a divulgação dos Programas de Saúde da MB promovendo o acompanhamento dos seus respectivos pacientes e usuários do SSM considerados em grupos de risco.
Em sua primeira fase, abrange o programa de Hipertensão Arterial (HA) e de Assistência farmacêutica.
A seleção deste programa considera os estudos realizados pelo Ministério da Saúde que estabelecem a HA como uma das doenças crônicas não transmissíveis, de alta prevalência, cujos fatores de risco e complicações representam hoje a maior carga de doenças em todo o mundo.
Em consonância com o Programa de Hipertensão Arterial, o SSA objetiva articular e integrar ações nos diferentes níveis de atuação da saúde, com o propósito de reduzir fatores de risco e a morbimortalidade por essa doença e suas complicações, priorizando a promoção de hábitos saudáveis de vida, realizando prevenção e diagnóstico precoce e promovendo uma atenção de qualidade.
No que tange ao tratamento, de acordo com o programa HA, foram padronizados os medicamentos apresentados na tabela a seguir, disponíveis em todos os Postos SeDiMe (Postos de venda de medicamento)

Distribuição gratuita dos seguintes medicamentos:

  • ANLODIPINA    BESILATO 5mg
  • ENALAPRIL 5mg
  • ATENOLOL 100mg
  • FUROSEMIDA 40mg LFM
  • ATENOLOL 50 mg
  • HIDRALAZINA 25mg
  • CARVEDILOL 3,125mg
  • HIDRALAZINA 50mg
  • CAPTOPRIL 25 mg - LFM
  • HIDROCLOROTIAZIDA 50mg
  • CLORTALIDONA 25mg
  • INDAPAMIDA 1,5mg
  • CLORTALIDONA 50mg
  • LOSARTAN POTASSICO 50mg
  • DILTIAZEN 30mg
  • METILDOPA 250mg
  • DILTIAZEN 60mg
  • METILDOPA 500mg
  • DOXAZOSINA, MESILATO 4mg
  • PROPANOLOL 40mg - LFM
  • DOXAZOSINA, MESILATO 2mg
  • VERAPAMIL 80mg

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
- O Laboratório de Análises Clínicas realiza exames eletivos de Hematologia, Bioquímica, Eletrólitos, Uroanálises, Parasitologia e Imunologia.

- Não é necessário agendamento para colheita de material para exame laboratorial na EAMCE.

- Para a realização de exames deverá ser apresentado: Identidade/NIP ou declaração de dependente e a requisição de exames para a coleta do material biológico, bem como receber as orientações necessárias para realização dos seus exames.

-Condições para entrega de exames:

- A entrega de exames será realizada de acordo com a Lei n° 12.527/2011, regulamentada pelo Decreto n° 7.724/2012, sendo somente entregue:
 

1 – Ao próprio paciente após a identificação; e 
 

2 – Aos terceiros, somente mediante apresentação de procuração pública com esta finalidade.

 

Atendimento:
O atendimento no Laboratório de Análises Clínicas ocorre de modo presencial, através da distribuição de senhas, a qual ocorre por ordem de chegada na EAMCE, obedecendo a legislação vigente (tem preferência no atendimento os usuários idosos, gestantes, lactantes, pessoas com necessidades especiais, pessoas com crianças de colo e militares da ativa fardados).
Horário de atendimento:
- Para coleta de sangue e entrega de material: de Segunda a Sexta-feira de 7h às 9h.
- Para recebimento de resultados: de Segunda a Sexta-feira de 10:00h às 12:00h e 13:30h às 16:00h.
Telefone : (85) 3288-4753

 

ATENÇÃO:

Os casos de emergência atendidos em Órgão de Saúde Extra-Marinha não credenciado deverão ser comunicados à EAMCE, pelo usuário ou familiar, no período de, no máximo 24 horas, presencialmente ou através dos telefones (85) 3288-4751 e (85) 3288-4755.
A EAMCE não possui serviço de atendimento emergencial em domicílio. O envio de ambulância para translado de paciente entre unidades hospitalares ou para residência por ocasião de alta hospitalar depende da solicitação do médico assistente, justificando e caracterizando a indicação de transporte específico.